A fundação EDP divulgou ontem, os resultados da 10ª Edição do EDP Solidária que este ano contou com a candidatura de 1211 instituições de solidariedade social, cooperativas, federações e confederações de todo o país.
Apesar do enorme potencial e valor social que caracterizava as candidaturas apresentadas, foram 51 os projectos que mereceram a confiança e aos quais a Fundação EDP se quis associar, proporcionando elementos facilitadores para a prossecução dos seus objectivos.
Foi no Museu da Electividade, em Lisboa, que foram anunciados os projectos que distribuídos por todo o território nacional irão usufruir de um apoio de 1,5 milhões de euros.
O Dr. António Almeida, presidente da Fundação EDP, realçou o facto de do projeto EDP Solidária não se tratar de um patrocínio mas sim, de uma parceria em que cada cêntimo empregue e cada acção desenvolvida serão avaliadas de forma criteriosa, de forma a elevar o valor social e garantir a sustentabilidade de cada um dos projectos apadrinhados.
Será estabelecida uma relação de confiança e de compromisso entre a Fundação EDP e cada um dos 51 projectos seleccionados dos quais, a Vela Solidária terá uma responsabilidade acrescida, uma vez que foi o único projeto da região do Algarve que convenceu os ilustres membros do júri, João Lobo Antunes, Maria de Lurdes Rodrigues, Luís Valente de Oliveira, entre outros, do seu valor social e da capacidade de desenvolver parcerias que garantam a sua sustentabilidade.
O esforço, dedicação e profissionalismo aplicados desde o primeiro dia na Vela Solidária, têm sido merecedores de reconhecimento por parte do sector privado, quer sejam de âmbito nacional, como é o caso da Fundação EDP quer seja a âmbito regional ou local onde temos várias empresas a nos apoiam.
A todos os parceiros, voluntários, técnicos e velejadores da Vela solidária, os mais sinceros Parabéns e um sentido Obrigado!