Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

domingo, 20 de abril de 2014

Concluída a 2ª Etapa do Desafio "Algarve Há Vela"



Está concluída a segunda etapa do desafio “Algarve Há Vela”

João Pinto concluíu ontem a segunda etapa do desafio a que se propôs – percorrer a Costa Algarvia num barco à vela adaptado.


No segundo dia de “Algarve Há Vela” a parte da manhã foi bastante tranquila com chegada a vilamoura dentro do tempo previsto e com condições favoraveis.
Em Vilamoura o João Pinto foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Loulé, o Dr. Vítor Aleixo, o Adjunto do Presidente, o Dr Carlos Carmo e ainda pelos membros do CIMAV (Clube Internacional da Marina de Vilamoura).

Na parte da tarde, no percurso Vilamoura-Faro registou-se um aumento da velocidade do vento o que levou a verdadeiros momentos de adrenalina para o Pinto, chegando a Faro com vento de sudoeste, a 32 nós constantes e com rajadas de 36 nós. Foram alguns momentos complicados, mas o João superou o desafio e chegou a Faro cansado, mas com boa disposição.







A chegada a Faro deu-se dentro da normalidade tendo culminado com a habitual conferência de imprensa.

Hoje inicia-se a terceira e última fase do desafio, de Faro a VRSA.



sábado, 19 de abril de 2014

Concluída a 1ª Etapa do Desafio "Algarve Há Vela"







Está concluída a primeira etapa do desafio "Algarve Há Vela"

João Pinto, velejador com lesão medular que o deixou paraplégico após um acidento há dois anos atrás, concluiu hoje a primeira etapa do desafio a que se propôs - percorrer a Costa Algarvia num barco à vela adaptado.

João Pinto levantou vela por volta das 10h00 na Marina de Lagos - onde embarcou para o desafio acompanhado de várias embarcações. O trajecto até Portimão foi tranquilo, com vento constante e a uma velocidade média de 4 nós.
Já à chegada o vento abrandou e o João foi "obrigado" a remar para chegar a terra para a pausa prevista na Marina de Portimão. Várias pessoas receberam o atleta e a Vela Solidária que contou, mais uma vez, com o apoio do Hotel Tivoli nesta pausa prevista.

A partida de Portimao foi por volta das 14h, tendo o João velejado a uma média de 4 nós até Armação de Pera onde o vento baixou um pouco diminuindo a velocidade do 303. Ao largo de Albufeira tivemos uma recepção de luxo com alguns veleiros e catamarans a receber o Pinto e a acompanhar a entrada na Marina de Albufeira, a qual se deu pelas 18h00. Pelas 19h00 foi dada a conferencia de imprensa no Marina Yacht Clube de Albufeira, onde falou o Luis Brito - fundador do projecto Vela Solidária -, o Joao Pinto e Carlos Urtigueira - presidente da associação regional de vela do sul.

Terminou assim o primeiro dia do Algarve Há Vela.

Amanhã a partida será pelas 9h30 da Marina de Albufeira em direcção a Faro, com uma paragem prevista em Vilamoura.

Se desejar acompanhar um mais dos trajectos percorridos pelo João, teremos à vossa disposição meios que permitem a recolha de imagens dentro de água necessitando apenas de confirmação para garantir lugar no Barco de Apoio - um Veleiro Oyster 53.

Para qualquer esclarecimento, por favor contactar Maria Nobre de Carvalho no número
+351 912 417 907 ou através do email geral@velasolidaria.pt