Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

domingo, 22 de setembro de 2013

Dias dos Parceiros da Vela Solidária

O passado sábado, 21 de Setembro, foi um dia de extrema importância para a Vela Solidária, uma vez que juntamos no Hotel Tivoli Marina de Portimão a grande maioria dos parceiros, voluntários e amigos que ajudaram na concretização deste projecto nos últimos três anos.

Este evento destinou-se também aos familiares e amigos mais próximos de todos os nossos parceiros e contou com um programa bastante preenchido. no período da manhã, os mais jovens desfrutaram das excelentes condições da piscina do Hotel Tivoli, enquanto os mais graúdos aproveitaram para realizar baptismos de vela e mesmo algumas regatas, sempre com um espírito de amizade muito forte.

O almoço foi um momento de confraternização e uma oportunidade para as várias empresas que apoiam a Vela Solidária iniciarem ou estreitarem relações.


Posteriormente, o Luís Brito, responsável por todo o projecto, apresentou um resumo do trabalho desenvolvido desde o início deste projecto, bem como os desafios que se avizinham nos próximos 12 meses. O facto da Vela Solidária ter sido um dos 53 projectos que a nível nacional irão contar com o apoio da Fundação EDP impõe por si só algumas alterações, nomeadamente no plano financeiro do projecto, com vista à sua sustentabilidade a longo prazo.


No período da tarde e porque a intensidade do vento diminuio, foi ocupada com mais alguns momento de navegação à vela onde se destacou o baptismo dos mais pequenos neste desporto tão salutar.



Este é o modelo que acreditamos ser capaz de dar a conhecer aos nossos parceiros o trabalho que desenvolvemos bem como, de os fazer participar não só de alma mas também de corpo. 

Todos juntos, contribuimos para o bem estar e desenvolvimento de pessoas a quem a prática da vela é normalmente inacessível.

Com a ajuda de todos "Rumamos a Um Futuro Melhor!"

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Vela Solidária conquista o 3º Lugar

O Passado fim de semana marcou o início de mais uma etapa no projecto Vela Solidária com a participação de uma equipa composta maioritariamente por raparigas da Casa da Nossa Senhora da Conceição na Regata Bluewater Fun Race 2013.

Esta é uma regata Organizada pela Bluewater Algarve que contou com a participação de cerca de 30 embarcações. Após 6 regatas a equipa da Vela Solidária terminou num excelente 3º lugar. As regatas foram renhidas até ao último momento e apenas as equipas da Marina de Lagos Sailing Academy, com o Gonçalo Silva ao leme e a equipa do Peter Keeping levaram a melhor sobre a nossa equipa composta por 4 raparigas e pelo treinador.


Esta experiência foi muito enriquecedora e serviu para confirmarmos que o rumo que tomamos é um dos possíveis para "Rumarmos a um Futuro Melhor", pelo que esperamos encontrar meios e apoio para continuarmos a participar em regatas.

Queremos agradecer à Marina de Lagos Sailing Academy que nos disponibilizou uma embarcação, à Bluewater Algarve pelo convite e pela excelente organização de todo o evento e ao Clube de Vela de Lagos que nos proporcionou excelentes regatas.

Acreditamos que são momentos como este que fazem a diferença e que pouco a pouco vão modificando comportamentos, moldando a cultura e dando esperança de que se pode fazer mais e melhor desde que que todos participem pro activamente com o que está ao seu alcance.

Para estas jovens, esta é sem dúvida uma óptima forma de lhes proporcionar uma experiência de vida rica em valores e sentimentos, que as irá ajudar a delinearem objectivos de vida e a lutar por eles.

terça-feira, 2 de julho de 2013

João Pinto Campeão Nacional de Access 2.3 António Ribeiro e Luís Ramalho medalha de prata na classe Access 303

Dois pódios no Campeonato Nacional de Vela Adaptada, que se realizou em Viana do Castelo nos dias 28, 29 e 30 de Junho, são o resultado de seis meses de trabalho e de uma vontande enorme de provocar uma mudança positiva na vida de pessoas portadoras de deficiência física.

O João Pinto, o António Guilherme Ribeiro e o Luís Ramalho que estão integrados no projecto Vela solidária da associação Teia D’Impulsos e que representam o Iate Clube da Marina de Portimão, abraçaram em dezembro de 2012 este desafio e hoje são uma referência para tantas outras pessoas portadoras de deficiência.

O Velejador João Pinto sagrou-se Campeão Nacional de Access 2.3, embarcação individual, não tendo dado qualquer oportunidade aos concorrentes mais diretos - ganhou todas as regatas disputadas com bastante distância para os seus adversários mais directos. O segundo lugar foi conquistado pelo velejador Pedro Reis, do Clube Naval de Cascais e o velejador Fernando Pinto do Sport Clube do Porto fechou o pódio.

Já na classe dupla, Access 303, o António Guilherme Ribeiro e o Luís Ramalho, mostraram grande vontade e determinação em chegar ao pódio, tendo alcançado o segundo lugar atrás da equipa do Clube de Vela de Viana do Castelo composta por José Carcalheiro e Jorge Freiria. O terceiro lugar foi conquistado pela equipa de Filipe Leite e Benjamim Machado do Clube Naval de S. João do Porto.

Os recursos para participarmos neste Campeonato Nacional de Vela Adaptada foram enormes e só foram possiveis graças ao apoio incondicional do Iate Clube da Marina de Portimão, ao Clube Naval de Portimão que nos cedeu uma viatura, à Associação Regional de Vela do Sul e à Associação Portuguesa da Classe Access que nos cederam duas embarcações. Um agradecimento especial também ao Luís Matos, ao Tiago Águas, ao Ricardo Santana e ao Vitor Dias, membros da Associação Teia D’Impulsos, que abdicaram dos seus trabalhos e famílias para serem voluntários nesta deslocação a Viana do Castelo, durante quatro dias.

É importante relembrar que a Vela Solidária é um projecto que que assenta nas parcerias e patrocinios e por isso mesmo, Um Muito Obrigado a todos os nossos parceiros e patrocinadores.

Orgulhosos da nossa missão,


“Rumamos a Um Futuro Melhor”.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Fundação EDP é Parceira da Vela Solidária

A fundação EDP divulgou ontem, os resultados da 10ª Edição do EDP Solidária que este ano contou com a candidatura de 1211 instituições de solidariedade social, cooperativas, federações e confederações de todo o país.

Apesar do enorme potencial e valor social que caracterizava as candidaturas apresentadas, foram 51 os projectos que mereceram a confiança e aos quais a Fundação EDP se quis associar, proporcionando elementos facilitadores para a prossecução dos seus objectivos.


Foi no Museu da Electividade, em Lisboa, que foram anunciados os projectos que distribuídos por todo o território nacional irão usufruir de um apoio de 1,5 milhões de euros. 

O Dr. António Almeida, presidente da Fundação EDP, realçou o facto de do projeto EDP Solidária não se tratar de um patrocínio mas sim, de uma parceria em que cada cêntimo empregue e cada acção desenvolvida serão avaliadas de forma criteriosa, de forma a elevar o valor social e garantir a sustentabilidade de cada um dos projectos apadrinhados.

Será estabelecida uma relação de confiança e de compromisso entre a Fundação EDP e cada um dos 51 projectos seleccionados dos quais, a Vela Solidária terá uma responsabilidade acrescida, uma vez que foi o único projeto da região do Algarve que convenceu os ilustres membros do júri, João Lobo Antunes, Maria de Lurdes Rodrigues, Luís Valente de Oliveira, entre outros, do seu valor social e da capacidade de desenvolver parcerias que garantam a sua sustentabilidade.

O esforço, dedicação e profissionalismo aplicados desde o primeiro dia na Vela Solidária, têm sido merecedores de reconhecimento por parte do sector privado, quer sejam de âmbito nacional, como é o caso da Fundação EDP quer seja a âmbito regional ou local onde temos várias empresas a nos apoiam. 

A todos os parceiros, voluntários, técnicos e velejadores da Vela solidária, os mais sinceros Parabéns e um sentido Obrigado!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

A Feira do Associativismo de Portimão também Navegou!


A Vela Solidária projecto da Teia D'Impulsos esteve presente na Feira do associativismo de Portimão, na sexta e sábado, com material de divulgação no recinto da Feira (Largo 1º de Dezembro) e com actividades de vela no Rio Arade em frente à Praça Manuel Teixeira Gomes.


Nestas actividades tivemos para além dos mais jovens velejadores, a nossa equipa de Vela Adaptada, que se encontram em preparação para o Campeonato Nacional de Vela Adaptada e que irá decorrer em Viana do Castelo no final do mês de Junho.
No Domingo, e porque faltam 3 semanas para os nossos velejadores da Vela Adaptada colocarem à prova todos os seus conhecimentos, realizamos um treino bastante intenso para nos aproximarmos cada vez mais das situações reais de competição.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Vela Solidária Sailing Cup


Nos próximos dias 22 e 23 de Junho a Vela Solidária irá organizar o seu primeiro troféu, aberto à classe 1720 Sportsboat e à classe Open.

Esta será mais uma iniciativa da Vela Solidária, desta vez dirigida a velejadores não só algarvios, mas de todo o país, e que se pretende venha a ser uma referência nas regatas realizadas no Algarve.

As inscrições estão abertas e todas as informações podem ser consultadas na nossa página de facebook: www.facebook.com/vela.solidaria

Prevê-se a participação de 12 equipas na classe 1720 Sportsboat e 10 na classe Open. Desta forma teremos na Vela Solidária Sailing Cup cerca de 75 velejadores.



domingo, 2 de junho de 2013

Parabéns ao Banco Alimentar


Este foi um fim de semana de mais uma campanha de recolha de alimentos levada a cabo pelo Banco Alimentar, com o intuito de ajudar aqueles que mais necessitam, que são cada vez mais e cada vez com maiores carências.

Os jovens que participam na Vela Solidária, juntaram-se a esta iniciativa e cumpriram da melhor forma a tarefa de ajudar na recolha, transporte e selecção dos alimentos.

Este é um exemplo de que todos, em algum momento, necessitamos de ajuda e de que todos podemos ajudar.

O Banco alimentar com todas as suas virtudes é sobretudo um exemplo na capacidade de aglomerar inúmeras pessoas numa causa comum promovendo, talvez, o maior acto de cidadania protagonizados pelos portugueses.

A Vela Solidária deixa aqui os seus parabéns a todos os que directa ou indirectamente participam nas acções do Banco Alimentar.