Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Vento e calor....condições perfeitas para navegar!!!

Mais um domingo cheio de actividade com muitos jovens velejadores a terem de se empenhar para controlar o Melga nas rajadas e tirar o máximo partido de cada mareação.
Realizamos muitas manobras mas não utilizamos o spi, pois o vento estava bastante instável e as rajadas eram bastante fortes.
Tivemos ainda oportunidade para dar um mergulho e aproveitar as excelentes condições naturais que temos nos Algarve e o calor de verão que já chegou.
Tínhamos previsto navegar todo o dia com o mesmo grupo de jovens para celebrar a largada da Volvo Ocean Race de Lisboa, mas a organização das actividades da Vela Solidária são mais complexas do que podem parecer à primeira vista, acabamos por não conseguir reunir as condições para efectuar esta pequena grande alteração.
A promessa fica de pé e tentaremos proporcionar uma experiência diferente aos nossos jovens velejadores o mais breve possível.


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Esta semana a Vela Solidária retomou as actividades após uma interrupção devido à participação dos nossos jovens velejadores na recolha de alimentos do Banco Alimentar.
O dia começou com pouco vento, mas a "nortada" lá chegou e com ela algumas emoções mais fortes.
Os baixos níveis de concentração e alguma resistência em interiorizar as normas de funcionamento da Vela Solidária, sobretudo com o grupo de jovens do lar O Bom Samaritano, tem sido um desafio constante. Porém,  a persistência começa a dar os seus frutos e os níveis de conhecimento destes jovens começam a permitir que usufruam cada vez mais das navegações.
Para a semana as actividades da Vela Solidária coincidem com a largada da Volvo Ocean Race de Lisboa e para comemorarmos este este importante acontecimento, iremos realizar uma actividade diferente do normal. Acompanhe-nos para saber mais pormenores....

domingo, 20 de maio de 2012

Mau tempo não deixa a Vela Solidária zarpar.

Hoje as condições meteorológicas não permitiram que a Vela Solidária desenvolvesse as suas actividades e que os nossos jovens velejadores navegassem e aperfeiçoassem as técnicas de navegação, nomeadamente de navegação à popa com spi.
Esperamos que o tempo esteja melhor no próximo fim de semana para que possamos voltar a navegar.


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Grande dia de Vela "Solidária"!!!

Hoje foi um dia em cheio. Iniciamos a navegação com o uso do spi e com as manobras que implica. 
Foi incrível como as nossas jovens velejadoras se empenharam e navegaram com o spi de forma tão natural e como se fosse algo a que estavam habituadas a fazer com regularidade. Desde montar, içar, trimar, cambar e arrear o spi, estas "miúdas" fizeram tudo quase sem ajuda, seguindo as instruções e feedbacks de forma atenta e empenhada.
esta foi uma demonstração que não existem limites e que o que todos necessitamos é de oportunidades que nos permitam realçar as nossas habilidades.
Como mentor da Vela Solidária e como velejador quero expressar um agradecimento especial e profundo a todos os que desde o primeiro dia acreditaram e apoiaram este projecto. São momentos como o que hoje vivi que me dão força e vontade de continuar e de acreditar que pouco a pouco podemos mudar o mundo.
Hoje foi também um dia especial por demos início a um dos objectivos da Vela Solidária para esta anos e que se prende com a criação de um grupo de voluntários para leccionarem as aulas e darem todo o apoio que este projecto necessita para se desenvolver.
O Nelson Ramos, velejador e treinador de vela, juntou-se à Vela Solidárias e ensinou alguns truques às nossas velejadoras. Obrigado Nelson por dares um pouco do teu tempo e ensinares um pouco do muito que sabes de vela a estas jovens.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Mais um fim de semana de actividade, mais horas de navegação e mais conhecimentos adquiridos pelos jovens velejadores da Vela Solidária.
O conhecimento e capacidade de tomarem decisões e agirem correctamente de acordo com as necessidades do barco têm-se verificado de forma cada vez mais significativa, de dia para dia.
Por outro lado, quanto mais estes jovens sabem de vela mais se divertem a navegar, o que na realidade é o que se pretende.
No próximo fim de semana iremos iniciar a navegação à popa com a utilização de psi. Agora a Vela Solidária vai começar a ser ainda mais divertida mas também, mais dura.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

A Vela Solidária foi "à Bola para Ajudar".

O passado fim de semana foi cheio de actividade.
No domingo de manhã navegamos com as jovens da Casa da Nossa Senhora da Conceição, num modelo novo em que apenas navegou um grupo durante toda a manhã. O objectivo é proporcionar um maior número de horas de prática e assim podermos introduzir a técnicas de navegação à popa utilizando a vela de balão (spi).
Na parte da tarde, o grupo de jovens do Lar Bom Samaritano realizou uma série de actividades com vista a conhecerem melhor a numenclatura  de uma embarcação à vela bem como os termos utilizados na navegação em embarcações à vela.

Mas este domingo a as jovens da Casa da Nossa Senhora da Conceição não se ficaram por navegar no período da manhã, pois juntaram-se ao projecto " À Bola para Ajudar" resultado de uma parceria entre a Teia D’Impulsos e o Portimonense Sporting Clube e que teve como objectivo angariar alimentos para ajudar o Refeitório Social do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora do Amparo em Portimão.
O sucesso superou todas as expectativas e 4.000 portimonenses encheram as bancadas do Estádio Municipal de Portimão.
Ainda sem dados que permitam fazer o balanço final desta iniciativa, salientamos que a solidariedade dos Portimonenses ultrapassou todas as expectativas, tendo todos contribuído para encher 4 carrinhas de transporte com alimentos para o Refeitório Social.

A Teia D'Impulsos e o o Portimonense Sporting Clube agradecem em especial a todos os que aderiram a esta ideia, e, que demonstraram que do pouco de cada um de nós é realmente possível fazermos muito. Obrigado Portimonenses!
A Vela Solidária e as nossas jovens velejadoras sentem esta iniciativa de forma muito particular pois, é com o mesmo espírito que o nosso projecto existe e se tem desenvolvido desde Fevereiro de 2011.

sábado, 21 de abril de 2012

Vela Solidária 2012 engloba novas instituições

O projeto «Vela Solidária» levou para o mar um número considerável de raparigas da Casa Nossa Senhora da Conceição, durante o ano de 2011. Luís Brito e João Espada, dois velejadores experientes, foram os responsáveis por este projeto de integração, que foi bem recebido, obteve bons resultados e os motivou a ir mais além. Este ano, alargaram as atividades a outros centros de acolhimento de crianças, como o Bom Samaritano e a Catraia. Também a CRACEP está a analisar a hipótese de aderir. Conseguiram ainda o «empréstimo de um a embarcação de vela adaptada, pertença da Associação Regional de Vela do Sul, que irá permitir pessoas com deficiência motora ou mental a navegar à vela», como confidenciou Luís Brito ao «barlavento». http://www.barlavento.pt/index.php/noticia?id=52748