Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A aventura dos Embaixadores da Vela Solidária

O velejador portimonense João Liberato e a sua namorada Natali Santos cumpriram o primeiro grande desafio da sua volta ao mundo, ao chegarem a terras do Cristo Redentor, três meses após zarparem de Portimão.
A partida foi um momento emocionante com muitos amigos e familiares presentes na Marina de Portimão e a acompanharem as primeiras milhas.
Em Portimão e em Portugal em geral deixaram um sentimento de saudade mas também de alguma inveja pois, ainda são tão jovens e já estão a  concretizar o sonho de uma vida.
Após um mar agitado e quase uma semana de navegação chegaram à ilha canária de Lanzarote, onde entre tapas e reconhecimento turístico foi necessário proceder a pequenas reparações e melhoramentos no Babilé.
O próximo destino é Fuerteventura mas antes, ainda há tempo para uma paragem na Isla de Lobos, um "ilhote que fica localizado entre Lanzarote e Fuerteventura e seu nome deve-se à extinta população de lobos marinhos que lá vivia antes da civilização humana acabar com ela".
Já em Fuerteventura, a estadia destinou-se sobretudo a relatar as aventuras que tinham sido vividas desde Portimão e a esperar que os ventos fossem mais favoráveis a uma viagem até Cabo Verde.
Mas os ventos não foram uma grande ajuda para percorrer as cerca de 900milhas que separam o arquipélago das Canárias do arquipélago de Cabo Verde e foram necessários 12 dias para o João e a Natali poderem pisar terra firme novamente.
Entre alguma pescaria bem sucedida, um dourado e um atum, esta travessia não chegava ao fim e como estes dois velejadores relataram
"Pensávamos que tinham mudado Cabo Verde de lugar pois nunca mais aparecia na nossa proa! Mas eis que cá estamos (chegámos às 17h local), cansados mas felizes e tranquilos no porto da Palmeira, na ilha do Sal… pois após 12 dias de mar, assim... que vimos sinal de terra parámos! Na chegada, fomos escoltados por um grupo saltitante de golfinhos e o tal vento, que tanto se escondeu e finalmente apareceu soprando 22 nós!"
Dias mais tarde foi a Baía do Mindelo a anfitriã dos Embaixadores da Vela Solidária. Foi uma estadia muito rica, com o reencontro com amigos portugueses, estabelecer novas amizades com locais e outros como o João e Natali, que viajam pelo mundo, na verdade, uma experiência que não poderia deixar de ser vivida.
Foi também no Mindelo que se celebrou o Natal e a passagem de ano, pela primeira vez longe de Portugal e do Brasil.
Cabo Verde é MORABEZA, ou seja "um regionalismo crioulo que traduz o que é Cabo Verde: amor, beleza e amabilidade, que é, na realidade, tudo aquilo que nos faz sentir bem-vindos em qualquer parte do mundo. Para se falar de Cabo Verde é obrigatório falar na Morabeza, a arte de bem receber. Um arquipélago de gente hospitaleira, amável e humilde, que recebe com uma simpatia contagiante e sempre com um sorriso nos lábios."
Após 20 dias nesta magnifica terra com os seus ritmos únicos, estava na hora de zarpar rumo ao Brasil. Primeira paragem seria Fernando Noronha a cerca de 1400 milhas de distancia, mas antes, alguns problemas técnicos obrigaram o Babilé a efetuar uma paragem em Sº Pedro, mas felizmente existia a bordo todo o material necessário para resolver os problemas.
A travessia até Fernando Noronha foi bastante rápida, com passagem pelo Equador e como não podia deixar de ser, o batismo dos tripulantes do Babilé em honra do Deus Neptuno.
Em Fernando Noronha, para além de todas as taxas e custos exorbitantes mesmo para se visitar um paraíso na Terra ficam as palavras da Natali,
"a água límpida e quente, sem dúvida a mais límpida e quente na qual já mergulhámos, descontraidamente, de dia, de noite, sempre que sentíamos o menor ímpeto de mergulhar... e ao final do dia, todos os dias, para tomar o nosso banho misto: primeiro água salgada, depois água doce. A vista inigualável, o morro do Pico à direita, as ilhas de leste à esquerda, cada qual com tons mais fabulosos ao nascer e por do sol. O som constante e agradável dos pássaros, frenéticos, nas ilhas de leste, o peixe assado na folha de bananeira, ultra fresco, comido na barraca de praia metida no meio da vegetação verdejante no sopé do morro. Os golfinhos à chegada e à partida, a vista sobre o Dois Irmãos, a emoção de ver terra depois de tanto mar e a insatisfação de, infelizmente, não poder ter mais."
Depois, restava chegar ao continente Sul Americano e finalizar a travessia do Oceano Atlântico. Dois dias foi o tempo necessário para percorrer a distancia que fez o Babilé chegar a Recife e ai deparar-se com uma cidade imponente, barulhenta e tranquila ao mesmo tempo,
"Tudo, numa imagem de eterno sossego, completamente alheia à adjacente fúria da grande cidade que se estende para lá da margem do rio. impercetível no seu som e invisível no seu ritmo, apercebemo-nos da sua existência, a partir de onde estamos, apenas pela imagem dos estáticos edifícios que a sustentam."
 
O João e a Natali para além de Amigos, aventureiros e exemplos de vida são Embaixadores da Vela Solidária e esperamos encontrar condições para que no Brasil possam transmitir estas experiências tão ricas a crianças e jovens desfavorecidos e a pessoas portadoras de deficiência e assim contribuírem para que a Vela Solidária se replique junto dessas comunidades.

 

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O Babilé já navega e a Vela Solidária está a bordo


O Sonho Começou!!!

 Rodeados por familiares e amigos o João Liberato e a Natali Santos subiram a bordo do “Babilé” para zarparem de Portimão rumo à Volta ao Mundo que os levará a cruzar os 5 oceanos e a tocarem os sete continentes.

Mais de uma centena de pessoas estiveram na Marina de Portimão para se despedirem e desejarem boa viagem ao João e à Natali, nesta aventura que irá durar três anos e que os colocará em contacto com uma diversidade imensas de pessoas e culturas. Foram muitas as emoções, os abraços, os beijos, os choros de alegria e de receio que inundaram os pontões da marina e que tornaram a todos, parte desta aventura.

 No mar, a acompanhá-los nas primeiras milhas percorridas, rumo ao porto de Lanzarote, estiveram lado a lado com o “Babilé” mais de duas dezenas de embarcações com miudos e graúdos que quiseram partilhar os primeiros minutos desta experiência.

 Para além de toda esta vivência, das emoções e de uma enorme alegria que emanava do “Babilé”, também os valores da Vela Solidária eram bem presentes, pois o acreditar e lutar pelos objectivos de vida, transpondo adversidades e impondo a auto superação, são a base de todo este projecto e será aquilo que fará o João e a Natali chegarem sempre a um porto seguro.

 Acompanhe o João e a Natali a bordo do Babilé e assista às actividades que irão promover enquanto Embaixadores da Vela Solidária, através das páginas  www.facebook.com/ondeestaobabile?  e  www.facebook.com/vela.solidaria

“Rumamos a Um Futuro Melhor”.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Embaixadores da Vela Solidária em Volta ao Mundo.

Todos temos um Sonho, nem todos os conseguimos concretizar e normalmente os nossos sonhos são consideradas loucuras pela população em geral. O João Liberato, portimonense de gema, e a Natali Santos nascida no Brasil, no dia 10 de Novembro de 2013 darão inicio à concretização do sonho que os une - realizarem uma volta ao mundo numa embarcação à vela.

Este é o sonho de uma vida, o sonho que modifica a vida, que lhe dá um sentido e que a faz ser vivida de uma forma diferente. Esta volta ao mundo está prevista durar três anos e há mais de um ano que o João e a Natali estão a preparar o Babilé para esta aventura.

O Babilé é uma embarcação em ferro, com cerca de 20 anos e que teve de ser praticamente toda reconstruida para dispor das condições de habitabilidade, conforto e segurança necessárias para que este jovem casal possa cruzar os cinco oceanos e vencer os ventos dos quatro quadrantes.

No próximo dia 10 de Novembro, o João e a Natali irão zarpar de Portimão companhados pelas cores, valores e actividades da Vela Solidária. O João e a Natali irão assumir o papel de Embaixadores da Vela Solidária, com o objectivo de divulgarem este projecto pelos vários pontos do mundo onde irão passar.

A Vela Solidária proporciona oportunidades únicas a crianças e pessoas portadoras de deficiência, elevando a qualidade de vida e potenciando em todos os seus beneficiários valores e competências que os tornam mais aptos para os desafios da vida quotidiana.


O João e a Natali terão como missão demonstrar as potêncialidades da prática da vela nas populações mais desfavorecidas, assim como sensibilizar os poderes locais, as escolas e empresas para os benefícios a médio e longo prazo, da integração socio – desportiva destas populações.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Encontro de Parceiros da Fundação EDP. Nós Participamos!!!


Ontem foi um dia especial para a Teia D'Impulsos e para a Vela Solidária ao participarmos no 5º Encontro para Parceiros promovido pela Fundação EDP e que contou com a participação de cerca de 120 pessoas em representação de 70 organizações.

Este evento teve lugar no Museu da Electricidade e contou com sessões de esclarecimento, conversas temáticas e speed datings com alguns do projectos apoiados por programas como o EDP Solidária. 

Foram muitas as conversas e contactos informais estabelecidas entre as várias pessoas e organizações presente, respondendo ao grande objectivo deste encontro que se prendeu com a troca de experiências e boas práticas bem como, com o estabelecer de parcerias entre as organizações participantes.

No que à Teia D'Impulsos diz respeito foram vários os contactos e as possibilidades de parceria pré acordadas. Já o projecto Vela Solidária recebeu algumas solicitações para desenvolver actividades para grupos de jovens e de pessoas portadoras de deficiência.

À semelhança da Fundação EDP entendemos que estes encontros se podem tornar ferramentas de extrema importância para o empreendedorismo social.

domingo, 13 de outubro de 2013

No Mesmo Rumo

item1bHoje foi mais um dia importante para a Associação Oncológica do Algarve com a realização de mais uma Mamamaratona. 

A zona ribeirinha de Portimão e a Praia da Rocha foram as paisagens que acolheram os vários milhares de pessoas que demonstraram a sua solidariedade e a sua responsabilidade social.

Foi com o espírito de responsabilidade e solidariedade que os jovens velejadores que integram as actividades da Vela Solidária estiveram presente na Mamamaratona e percorreram o trajecto de cerca de 8 km.

Entendemos que é importante responder positivamente aos chamamentos realizados por outras associações e projectos que tentam solucionar problemas de populações mais ou menos especificas e assim elevar a qualidade de vida dos seus beneficiários.

item1a
Este é um bom exemplo de como a partilha e entreajuda pode fazer a diferença e resultar num benefício colectivo muito superior ao investimento individual.






domingo, 22 de setembro de 2013

Dias dos Parceiros da Vela Solidária

O passado sábado, 21 de Setembro, foi um dia de extrema importância para a Vela Solidária, uma vez que juntamos no Hotel Tivoli Marina de Portimão a grande maioria dos parceiros, voluntários e amigos que ajudaram na concretização deste projecto nos últimos três anos.

Este evento destinou-se também aos familiares e amigos mais próximos de todos os nossos parceiros e contou com um programa bastante preenchido. no período da manhã, os mais jovens desfrutaram das excelentes condições da piscina do Hotel Tivoli, enquanto os mais graúdos aproveitaram para realizar baptismos de vela e mesmo algumas regatas, sempre com um espírito de amizade muito forte.

O almoço foi um momento de confraternização e uma oportunidade para as várias empresas que apoiam a Vela Solidária iniciarem ou estreitarem relações.


Posteriormente, o Luís Brito, responsável por todo o projecto, apresentou um resumo do trabalho desenvolvido desde o início deste projecto, bem como os desafios que se avizinham nos próximos 12 meses. O facto da Vela Solidária ter sido um dos 53 projectos que a nível nacional irão contar com o apoio da Fundação EDP impõe por si só algumas alterações, nomeadamente no plano financeiro do projecto, com vista à sua sustentabilidade a longo prazo.


No período da tarde e porque a intensidade do vento diminuio, foi ocupada com mais alguns momento de navegação à vela onde se destacou o baptismo dos mais pequenos neste desporto tão salutar.



Este é o modelo que acreditamos ser capaz de dar a conhecer aos nossos parceiros o trabalho que desenvolvemos bem como, de os fazer participar não só de alma mas também de corpo. 

Todos juntos, contribuimos para o bem estar e desenvolvimento de pessoas a quem a prática da vela é normalmente inacessível.

Com a ajuda de todos "Rumamos a Um Futuro Melhor!"