Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ânimo e concentração factores importantes para uma navegação tranquila




Um dia que desde cedo se apresentou com boas condições de vento, e a moral das novas velejadoras muito animada e atenta às necessidades do barco.
No inicio do dia tivemos alguma chuva e frio que poderia ser um factor adverso capaz de desmoralizar as alunas integrantes do projecto, mas estas embora com algum frio estiveram sempre à altura de demonstrar todos os conhecimentos até aqui assimilados.

Navegando sempre em mar aberto aproveitando o vento do quadrante Noroeste que soprou com uma intensidade quase constante entre os 18 e os 20 nós/h, estes grupos começam finalmente a demonstrar uma sensibilidade surpreendente no leme timonando o "Melga" de uma forma exemplar, tentando tirar o máximo rendimento nos rumos que lhes iam sendo pedidos.

Embora continuem a existir muitas distracções típicas da idade e de todo o encanto que este meio lhes proporciona, demonstram que cada vez mais retornam de uma forma rápida à concentração necessária para executar as manobras e tarefas que lhes são exigidas a bordo.

Ao final do 6º dia de navegação mantendo o nível de aprendizagem, e não menosprezando o muito que ainda há para aprender, começamos a acreditar que será possível dentro de pouco fazer uma navegação despreocupada e segura liderada pelos grupos compostos por estas 23 jovens.

Sem comentários: