Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

"Venham mais ideias e oportunidades destas pois, queremos mais!"

"Foi com muito orgulho e satisfação que o grupo de participantes das Férias Desportivas Jovens Excepcionais organizado uma vez mais pela Câmara Municipal de Portimão, abraçou um novo desafio -  a Vela Adaptada. Graças a toda a dedicação, profissionalismo e empenho do responsável pelo Projecto "Vela Solidária" Luis Brito, foi possível também proporcionar um momento diferente e bastante importante a um nivel geral para os participantes.
Este passeio de barco à vela foi pensado de modo a oferecer aos participantes excecpionais algo que nunca tinham experienciado por motivos de falta de meios diversos (falta de acessibilidades em embarcações, actividade que envolve elevados custos). Desta forma, o objectivo foi conseguido e a alegria no rosto dos jovens este sempre presente.
 Note-se a importância deste tipo de iniciativas destinadas a esta população tendo em conta que se promove a sua inclusão social, aumento de auto-estima e auto-confiança e espirito de equipa através dos mais pequenos gestos.
 Obrigado à Câmara Municipal e a Luís Brito pela iniciativa, disponibilidade e, acima de tudo, pelo carinho, prontidão e profissionalismo com que presentou todos os participantes e equipa técnica.
Em nome dos participantes e dos pais dos mesmos que ficaram radiantes com a actividade, deixo-vos aqui com uma pequena frase que resumo tudo o que me foi confidenciado pelos jovens e seus encarregados de educação... "Venham mais ideias e oportunidades destas pois, queremos mais!"."

Ana Marisa Brito

Sem comentários: