Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Velejadoras da Vela Solidária Visitam Campeonato da Europa de 420


Velejadoras da Vela Solidária Visitam Campeonato da Europa de 420

Decorreu durante a última sema o campeonato da Europa Open e Feminino da classe 420, em Tavira. O Clube Náutico de Tavira (CNT) finaliza com este campeonato um dos projectos de vela mais ambiciosos alguma vez desenvolvidos em Portugal.

A Vela Solidária quis prestar o devido reconhecimento ao trabalho desenvolvido em Tavira e aceitou prontamente o convite do CNT para estar presente no último dia de regatas com as velejadoras que integram este projecto de solidariedade.

Foram seis as velejadoras que representaram a Vela Solidária em Tavira e que usufruiram de uma experiência impar. Para além de terem vivido de perto a complexidade da organização de um campeonato desta envergadura, navegaram numa lancha rápida a mais de 30 nós e tiveram a oportunidade de acompanhar a regata da frota de ouro feminina, apercebendo-se do empenho e dedicação necessárias para se chegar ao nível competitivo dos velejadores que participaram neste campeonato da Europa.

Já em terra, tiveram, por parte das irmãs Barros (velejadoras do Yate Clube do Porto), uma explicação precisa sobre a constituição de um 420 bem como de algumas especificidades de navegar nesta classe de vela ligeira.

Desta forma, foi foi dada uma perspectiva diferente às velejadoras da Vela Solidária, relativamente à vela de competição, à sua complexidade e ao esforço que exige dos velejadores.

Sem comentários: