Condições de vento óptimas, alguma ondulação e sol caracterizaram as condições meteorológicas de mais um dia de actividade da Vela Solidária.
Porém, debatemo-nos com uma dificuldade acrescida - o trabalho em equipa e a comunicação ficaram longe das expectativas. Optei (Luís Brito) por deixar o total controlo do Boreas (embarcação cedida à Vela Solidária) às nossas jovens velejadoras, com a intenção de lhes colocar alguma pressão e força-las a comunicarem e trabalharem em equipa de forma a atingirem os objectivos que haviam estabelecido previamente.
Foi interessante perceber que existem referencias muito fortes que levam à utilização de expressões negativas, desmotivadoras e com base num desempenho individual. Precisamente o contrário daquilo que se pretendia.
Foi uma boa aprendizagem na medida em que todas perceberam que é fundamental comunicarem de forma construtiva e motivadora com as restantes tripulantes e que a humildade pode ser uma grande ferramenta para aprenderem e crescerem cada vez mais, não só como velejadoras mas sobretudo como pessoas.
No próximo fim de semana tentaremos novas abordagens para fomentarmos uma melhor relação interpessoal, uma comunicação clara e construtiva e um trabalho de equipa efectivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário