Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Vela Solidária de vento em popa!

As actividades de vela para as crianças e jovens das instituições com que trabalhamos estão de momento paradas, pois as embarcações Melga e Boreas encontram-se no estaleiro da Marina de Portimão para pequenas reparações, pinturas e toda a preparação para o ano de 2013.

Será um 2013 cheio de actividades para crianças e jovens com o aumento para o dobro do n.º de grupos participantes na vela Solidária. Pretendemos assim aumentar a abrangência das actividades para as crianças e jovens mais desfavorecidos ou com maiores dificuldades económicas.

Já o projecto Andar à Vela não tem parado. Temos cumprido com os objectivos estabelecidos no início do mês de Dezembro passado, realizando 2 aulas de vela adaptada semanalmente, à sexta feira e sábado entre as 10:00 e as 13:00. Neste momento temos 3 pessoas como mobilidade reduzida a participar activamente nas aulas , mas as solicitações não param de aumentar o que irá impor mais dias de actividade e mais tempo para cada actividade.

Em Março temos a primeira avaliação do nosso trabalho na área da vela adaptada com a organização de uma prova da classe Access, de âmbito nacional e a realizar em Portimão. nesta prova desportiva  pretendemos participar com 2 embarcações e com 3 velejadores a correrem com as cores do Iate Clube da Marina de Portimão.

O desafio é grade e as dificuldades cada vez maiores, pois os apoios não têm sido os necessário, sobretudo devido á conjuntura económica e à realidade algarvia. 

Estamos neste momento a trabalhar num dossier de parceria que será apresentado a vários potenciais parceiros, patrocinadores e colaboradores. O grade objectivo é reunirmos as condições mínimas para cumprirmos como os objectivos que expressamos anteriormente e assim honrar a missão da Vela Solidária.

Sem comentários: