Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Lançamento Vela Solidária 2013

A vela Solidária tomou uma dimensão que obriga a estar todo o ano em actividades. Reflexo desta dinâmica é o facto de no passado domingo terem navegado as jovens da Casa da Nossa Senhora da Conceição e do Lar Bom Samaritano, ao mesmo tempo que as 2 embarcações da Escola de Vela Adaptada estavam a navegar na preparação dos nosso velejadores especiais, para a rova de apuramento nacional que se irá realizar em Portimão, nos dias 23 e 24 de Março.

Em Lagos, a Vela Solidária dará inicio às suas actividades já esta quarta feira, com os utentes da Unidade de Reabilitação Profissíonal do CASLAS. No sábado de manhã será a vez dos jovens do Lar de Jovens de Lagos se iniciarem nesta tão nobre actividades desportiva.

Para comemorarmos as actividades de 2013 e darmos a conhecer a Vela Solidária, faremos o seu lançamento oficial na Recepção da Marina de Lagos no dia 2 de Março pelas 17 horas. Em Portimão o Lançamento será no dia 3 de Março, pelas 17 horas no Hotel Tivoli Marina de Portimão.

Queremos realçar que apesar da crise instalada, a Vela Solidária tem sido acarinhada pelo apoio de algumas empresas e pessoas, que com esforço garantem que continuemos a "Rumar a Um Futuro Melhor".
Correndo o risco de nos esquecermos de algum parceiro queremos agradecer e realçar o apoio de:
Marina de Portimão
Marina de Lagos
Centro Vela de Portimão
Marina de Lagos Sailing Academy
Onda Náutica
Azimute Seguros
Sun Sailing Team
Alpha Ropes
Hotel Tivoli Marina de Portimão
Retha Scheffer
Todos os Voluntários e Amigos

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Reinício cheio de garra!!!

Após a ida do Melga e do Boreas para a água só faltava recomeçarmos as actividades e foi o que fizemos.

Na sexta feira foi a Escola de Vela Adaptada esteve com os dois ACCESSs a navegar durante toda a manhã. No Domingo foram as jovens velejadoras que retomaram os treinos, com muita garra e empenho e hoje, segunda feira, foram os utentes do Centro de Actividades Ocupacionais do CASLAS, que deram inicio a um conjunto de actividades que durará até final do mês de Junho.

Para um projecto que continua à procura de apoios que garantam a realização das actividades... já não falta tudo, mas acreditamos que podemos fazer ainda mais!

A garra, empenho, vontade de participar e aprender, a superação dos medos e sobretudo a alegria com que todos estes "velejadores especiais" terminam cada actividade é, sem dúvida, o que nos motiva e o que nos faz ter a certeza de querermos seguir este rumo. Mesmo que seja à bolina cerrada e com muito vento.

Esta semana terão início as actividades em Lagos, com a parceria da Marina de Lagos sailing Academy, que disponibilizará os recursos materiais e humanos para desenvolver actividades com o Lar de Jovens e com a Unidade de Reabilitação Profissional, ambas do CASLAS. Serão mais 2 dias de actividades semanais, para juntar aos 4 que ocorrem na Marina de Portimão.

Porém, necessitamos de apoio e da vontade de quem possa ajudar, seja de que forma for, para Rumarmos a Um Futuro Melhor!



terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Muito vento, treino e vontade de melhorar!!!

O último treino da Escola de Vela Adaptada, foi marcado por muita intensidade, com vento a rondar os 15 nós de intensidade e rajadas a ultrapassarem os 20 nós.

Foi um dia muito importante para avaliar os conhecimentos adquiridos pelos velejadores num mês e meio de trabalho e para testar os limites de conhecimento e limites dos Access.

Existe um grande trabalho pela frente mas os indicadores são muito positivos, com os velejadores a mostrarem um empenho muito elevado e a demonstrarem que estamos no caminho correcto para aumentar o n.º de velejadores e para que sejam velejadores de referência.

Mas este é um caminho que precisa de apoios! Esta é a razão que irá levar Retha a "Correr pela Vela Solidária" na Meia Maratona de Lisboa. A Retha corre a e nós apoiamos com 1€ por cada km, ou seja 21,50€.

Contamos a participação de todos para contribuírem para esta causa!!!

sábado, 19 de janeiro de 2013

"Andar à Vela", um desafio com muito vento!

O projecto Andar à Vela tem navegado de forma regular, sextas e sábados e tem sido visitado por vários jovens e adultos que vêm nesta projecto uma oportunidade que poucas vezes ou nunca tiveram.

Trata-se de um projecto extremamente gratificante e que tem um longo caminho a percorrer na abrangência das suas acções e na quantidade de acções a promover. O número de praticantes por actividade é uma limitação que só conseguiremos aumentar com a participação activa de mais voluntários, que dominem a arte de navegar à vela, e com um maior número de embarcações de vela adaptada.

Hoje, em oposição à maioria dos dias em que temos navegado, o vento que se fazia sentir era excessivamente forte, com rajadas a ultrapassarem os 40 nós. Estas condições impediram-nos de navegar, pois a segurança e o bem estar destes velejadores está acima de tudo.

Queremos aproveitar a oportunidade para felicitar o Guilherme (velejador do Andar à Vela) e a sua mulher, Marisa, pelo nascimento do Guilherme (Jr) na passada quita feira. Muitos parabéns aos três.



sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Relato de uma experiência com a Vela Solidária


No dia 4 de Dezembro de 2012, no âmbito do Projeto “Vela Solidária”, a Teia  D'Impulsos em parceria com a Associação Portuguesa da Classe Access (APCA) e com o Iate Clube da Marina de Portimão, proporcionou a 6 clientes da NECI um momento único e inesquecível de navegarem numa embarcação à vela na praia da Rocha em Portimão. Foi uma atividade de grande entusiasmo para todos os clientes participantes.

Como pontos fortes desta atividade tem-se a salientar:
- tratar-se de uma atividade ao ar livre;
- a satisfação dos clientes pela participação ativa na atividade, demonstrando vontade de repetir;
- a acessibilidade a clientes com mobilidade reduzida através de uma grua de transferência para dentro do barco, facilitando assim o acesso ao mesmo;
- promoção da confiança;
- inclusão social.

Como pontos fracos pode-se referir:
- a realização da atividade em Portimão, sendo uma dificuldade o acesso mais frequente dos nossos clientes à mesma, pelas dificuldades de transporte condicionantes da deslocação;

Pode-se assim concluir que esta atividade seria uma mais valia para os clientes da NECI uma vez que:
- Irá contribuir para uma maior qualidade de vida;
- Promover o aumento das suas competências e satisfação pessoal;
- Favorecer a integração na sociedade.
Projeto “Vela Solidária”

As Técnicas:
Ana Filipa Plácido (T. Psicmomotricidade)
Angela Mesquita (Fisioterapeuta)

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Vela Solidária de vento em popa!

As actividades de vela para as crianças e jovens das instituições com que trabalhamos estão de momento paradas, pois as embarcações Melga e Boreas encontram-se no estaleiro da Marina de Portimão para pequenas reparações, pinturas e toda a preparação para o ano de 2013.

Será um 2013 cheio de actividades para crianças e jovens com o aumento para o dobro do n.º de grupos participantes na vela Solidária. Pretendemos assim aumentar a abrangência das actividades para as crianças e jovens mais desfavorecidos ou com maiores dificuldades económicas.

Já o projecto Andar à Vela não tem parado. Temos cumprido com os objectivos estabelecidos no início do mês de Dezembro passado, realizando 2 aulas de vela adaptada semanalmente, à sexta feira e sábado entre as 10:00 e as 13:00. Neste momento temos 3 pessoas como mobilidade reduzida a participar activamente nas aulas , mas as solicitações não param de aumentar o que irá impor mais dias de actividade e mais tempo para cada actividade.

Em Março temos a primeira avaliação do nosso trabalho na área da vela adaptada com a organização de uma prova da classe Access, de âmbito nacional e a realizar em Portimão. nesta prova desportiva  pretendemos participar com 2 embarcações e com 3 velejadores a correrem com as cores do Iate Clube da Marina de Portimão.

O desafio é grade e as dificuldades cada vez maiores, pois os apoios não têm sido os necessário, sobretudo devido á conjuntura económica e à realidade algarvia. 

Estamos neste momento a trabalhar num dossier de parceria que será apresentado a vários potenciais parceiros, patrocinadores e colaboradores. O grade objectivo é reunirmos as condições mínimas para cumprirmos como os objectivos que expressamos anteriormente e assim honrar a missão da Vela Solidária.