Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Reinício cheio de garra!!!

Após a ida do Melga e do Boreas para a água só faltava recomeçarmos as actividades e foi o que fizemos.

Na sexta feira foi a Escola de Vela Adaptada esteve com os dois ACCESSs a navegar durante toda a manhã. No Domingo foram as jovens velejadoras que retomaram os treinos, com muita garra e empenho e hoje, segunda feira, foram os utentes do Centro de Actividades Ocupacionais do CASLAS, que deram inicio a um conjunto de actividades que durará até final do mês de Junho.

Para um projecto que continua à procura de apoios que garantam a realização das actividades... já não falta tudo, mas acreditamos que podemos fazer ainda mais!

A garra, empenho, vontade de participar e aprender, a superação dos medos e sobretudo a alegria com que todos estes "velejadores especiais" terminam cada actividade é, sem dúvida, o que nos motiva e o que nos faz ter a certeza de querermos seguir este rumo. Mesmo que seja à bolina cerrada e com muito vento.

Esta semana terão início as actividades em Lagos, com a parceria da Marina de Lagos sailing Academy, que disponibilizará os recursos materiais e humanos para desenvolver actividades com o Lar de Jovens e com a Unidade de Reabilitação Profissional, ambas do CASLAS. Serão mais 2 dias de actividades semanais, para juntar aos 4 que ocorrem na Marina de Portimão.

Porém, necessitamos de apoio e da vontade de quem possa ajudar, seja de que forma for, para Rumarmos a Um Futuro Melhor!



terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Muito vento, treino e vontade de melhorar!!!

O último treino da Escola de Vela Adaptada, foi marcado por muita intensidade, com vento a rondar os 15 nós de intensidade e rajadas a ultrapassarem os 20 nós.

Foi um dia muito importante para avaliar os conhecimentos adquiridos pelos velejadores num mês e meio de trabalho e para testar os limites de conhecimento e limites dos Access.

Existe um grande trabalho pela frente mas os indicadores são muito positivos, com os velejadores a mostrarem um empenho muito elevado e a demonstrarem que estamos no caminho correcto para aumentar o n.º de velejadores e para que sejam velejadores de referência.

Mas este é um caminho que precisa de apoios! Esta é a razão que irá levar Retha a "Correr pela Vela Solidária" na Meia Maratona de Lisboa. A Retha corre a e nós apoiamos com 1€ por cada km, ou seja 21,50€.

Contamos a participação de todos para contribuírem para esta causa!!!

sábado, 19 de janeiro de 2013

"Andar à Vela", um desafio com muito vento!

O projecto Andar à Vela tem navegado de forma regular, sextas e sábados e tem sido visitado por vários jovens e adultos que vêm nesta projecto uma oportunidade que poucas vezes ou nunca tiveram.

Trata-se de um projecto extremamente gratificante e que tem um longo caminho a percorrer na abrangência das suas acções e na quantidade de acções a promover. O número de praticantes por actividade é uma limitação que só conseguiremos aumentar com a participação activa de mais voluntários, que dominem a arte de navegar à vela, e com um maior número de embarcações de vela adaptada.

Hoje, em oposição à maioria dos dias em que temos navegado, o vento que se fazia sentir era excessivamente forte, com rajadas a ultrapassarem os 40 nós. Estas condições impediram-nos de navegar, pois a segurança e o bem estar destes velejadores está acima de tudo.

Queremos aproveitar a oportunidade para felicitar o Guilherme (velejador do Andar à Vela) e a sua mulher, Marisa, pelo nascimento do Guilherme (Jr) na passada quita feira. Muitos parabéns aos três.



sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Relato de uma experiência com a Vela Solidária


No dia 4 de Dezembro de 2012, no âmbito do Projeto “Vela Solidária”, a Teia  D'Impulsos em parceria com a Associação Portuguesa da Classe Access (APCA) e com o Iate Clube da Marina de Portimão, proporcionou a 6 clientes da NECI um momento único e inesquecível de navegarem numa embarcação à vela na praia da Rocha em Portimão. Foi uma atividade de grande entusiasmo para todos os clientes participantes.

Como pontos fortes desta atividade tem-se a salientar:
- tratar-se de uma atividade ao ar livre;
- a satisfação dos clientes pela participação ativa na atividade, demonstrando vontade de repetir;
- a acessibilidade a clientes com mobilidade reduzida através de uma grua de transferência para dentro do barco, facilitando assim o acesso ao mesmo;
- promoção da confiança;
- inclusão social.

Como pontos fracos pode-se referir:
- a realização da atividade em Portimão, sendo uma dificuldade o acesso mais frequente dos nossos clientes à mesma, pelas dificuldades de transporte condicionantes da deslocação;

Pode-se assim concluir que esta atividade seria uma mais valia para os clientes da NECI uma vez que:
- Irá contribuir para uma maior qualidade de vida;
- Promover o aumento das suas competências e satisfação pessoal;
- Favorecer a integração na sociedade.
Projeto “Vela Solidária”

As Técnicas:
Ana Filipa Plácido (T. Psicmomotricidade)
Angela Mesquita (Fisioterapeuta)

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Vela Solidária de vento em popa!

As actividades de vela para as crianças e jovens das instituições com que trabalhamos estão de momento paradas, pois as embarcações Melga e Boreas encontram-se no estaleiro da Marina de Portimão para pequenas reparações, pinturas e toda a preparação para o ano de 2013.

Será um 2013 cheio de actividades para crianças e jovens com o aumento para o dobro do n.º de grupos participantes na vela Solidária. Pretendemos assim aumentar a abrangência das actividades para as crianças e jovens mais desfavorecidos ou com maiores dificuldades económicas.

Já o projecto Andar à Vela não tem parado. Temos cumprido com os objectivos estabelecidos no início do mês de Dezembro passado, realizando 2 aulas de vela adaptada semanalmente, à sexta feira e sábado entre as 10:00 e as 13:00. Neste momento temos 3 pessoas como mobilidade reduzida a participar activamente nas aulas , mas as solicitações não param de aumentar o que irá impor mais dias de actividade e mais tempo para cada actividade.

Em Março temos a primeira avaliação do nosso trabalho na área da vela adaptada com a organização de uma prova da classe Access, de âmbito nacional e a realizar em Portimão. nesta prova desportiva  pretendemos participar com 2 embarcações e com 3 velejadores a correrem com as cores do Iate Clube da Marina de Portimão.

O desafio é grade e as dificuldades cada vez maiores, pois os apoios não têm sido os necessário, sobretudo devido á conjuntura económica e à realidade algarvia. 

Estamos neste momento a trabalhar num dossier de parceria que será apresentado a vários potenciais parceiros, patrocinadores e colaboradores. O grade objectivo é reunirmos as condições mínimas para cumprirmos como os objectivos que expressamos anteriormente e assim honrar a missão da Vela Solidária.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Um 2013 cheio de vontade de apoiar a Vela Solidária

Estamos a viver os últimos momentos de 2012 mas o nosso pensamento e as nossas acções destinam-se todas a um 2013 cheio de novos desafios, objectivos ambiciosos e muita vontade de "vencer cada regata" que teremos pela frente.

Queremos usar estes últimos minutos de 2013 para agradecer todos os voluntários, parceiros, seguidores e amigos terem possibilitado que tantos jovens e pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência mental pudessem navegar e aprender tanto sobre esta prática desportiva. Sem a participação e acreditar de cada um deles teria sido impossível termos atingido o patamar em que a vela Solidária se encontra neste momento.

Os objectivos para 2013 são o reflexo de uma evolução sustentada mas ambiciosa, que procura mais que tudo o BEM COMUM e que esperamos tornar-se um exemplo de boas práticas na área do desporto da acção social e da cidadania. 

2013 é já amanha e é já amanhã que contamos com todos para Rumarmos a um Futuro Melhor.

Que todos tenham um 2013 cheio de desafios, vitórias, amizade e muita vontade de abraçar a Vela Solidária como um projecto de todos nós!!!