Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Vela Adaptada em Portimão

Desde Fevereiro de 2011 que a Vela Solidária tem desempenhado um papel fundamental na promoção da integração social através da prática da vela.  Tem sido um projecto sem paralelo e os resultados têm sido muito positivos, com a promoção de relações interpessoais mais construtivas e tolerantes e com a aquisição de conhecimentos naúticos bastante significativos por parte das crianças e jovens que integram este projecto.

Como entendemos que o balanço é muito positivo e porque queremos que a Vela Solidária tenha uma abrangência maior, na primeira quinzena de Dezembro, a Teia D’Impulssos em parceria com a Associação Portuguesa da Classe Access e com o Iate Clube da Marina de Portimão irão promover o desporto da vela para pessoas portadoras de deficiência.


Com a apresentação  no dia 1 de Dezembro e com actividades de baptismo de vela até ao dia 13 de Dezembro será lançado o projecto "Andar à Vela". Pretendemos colocar pessoas portadoras de deficiência a navegar à vela quer cheguem até nós por iniciativa própria quer cheguem através de instituições.

A Vela Solidária terá à disposição duas embarcações de vela adaptada, um ACCESS 2.3 e um ACCESS 3.3, o que permitirá colocar três pessoas portadoras de deficiência a navegarem ao mesmo tempo. Teremos ainda uma embarcação a motor que dará apoio a todas as actividades.

Deixamos o convite a todas as instituições que pretendam proporcionar aos seus utentes uma experiência de vela. O convite é extensível a todas as pessoas portadoras de deficiência, independentemente do género ou idade.

Aguardamos a participação de todos.

Para mais informação:
vela.solidaria@gmail.com
917454779

Sem comentários: