Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

domingo, 2 de dezembro de 2012

"Andar à Vela" de vento em popa....

Este foi um fim de semana com muita vela, novos velejadores e muitos voluntários.
 
No Domingo, cumprimos o programa da Vela Solidária e os jovens do Lar Bom Samaritano navegaram mais uma vez com empenho, entreajuda e demonstrando alguns conhecimentos náuticos, que muito nos alegram.
 
No Sábado a Vela Solidária lançou o projecto "Andar à Vela", destinado a pessoas portadoras de deficiência, o qual pretendemos que venha a ser um exemplo na integração social e desportiva de pessoas portadoras de deficiência.
Foram 3 as pessoas com mobilidade reduzida (paraplégico) que deram conteúdo a este primeiro dia de vela adaptada em Portimão.
 
 Esta iniciativa inaugural contou ainda com a participação de várias pessoas que farão parte do grupo de voluntários que garantirá o funcionamento e desenvolvimento da vela adaptada.
Após duas horas de intensa actividade nos pontões da Marina de Portimão, deslocamos-nos ao Lounge Bar no Hotel Tivoli Marina, onde decorreu a apresentação do trabalho desenvolvido pela Associação Portuguesa da Classe Access (APCA) desde a sua origem à cerca de 8 anos, seguida da apresentação do projecto "Andar à Vela" que se pretende venha a ser uma iniciativa de referência no Algarve e em Portugal.
 
Até meados de Dezembro a Vela Solidária irá proporcionar experiências de vela para todas as pessoas, particulares ou por intermédio de instituições, que sejam portadoras de deficiência e que entendam a prática da vela uma oportunidade para melhorarem as suas condições de vida e integração social.
 
A partir de Janeiro iremos desenvolver actividades regulares com instituições e daremos início a uma escola de vela adaptada.
 
Nos dias 24 e 25 de Março, em parceria com a APCA e com o Iate Clube da Marina de Portimão, iremos organizar um campeonato que servirá de apuramento nacional para os campeonatos da Europa e do Mundo de Access 2.3 e 303.

Sem comentários: