Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

segunda-feira, 22 de abril de 2013


Realizou-se no passado fim de semana, em Aveiro, a 2ª prova de apuramento nacional da classe Access (classe de vela adaptada). O Iate Clube da Marina de Portimão e a Vela Solidária fez-se representar pelo velejador João Pinto, que mais uma vez mostrou que a dedicação e treino são duas ferramentas que ajudam a chegar ao 1º lugar.
Numa frota composta por 19 velejadores em representação de seis clubes de todo o país e com condições de vento fraco e instável, o João Pinto teve de se empenhar e colocar à prova todo o seu conhecimento para alcançar o 1º lugar do pódio.
Com adversários como o actual Campeão da Europa em título ou o quarto classificado no Campeonato do Mundo, a tarefa do João foi mais complicada do que em prova similar decorrida em Portimão no passado mês de Março. Ainda assim três 1os lugares, dois 2os e um 4º lugar justificaram o mais alto lugar do pódio.
O 2º lugar foi ocupado pelo Pedro Reis do Clube Naval de Cascais e o 3º pelo Fernando Pinto do Sport Clube do Porto.
Os excelentes resultados alcançados pelo João Pinto colocam-no diretamente no Campeonato da Europa de Access que se realiza em Arbon, na Suíça, entre os dias 9 e 13 de Maio.
Assim, para além de ser a primeira vez que o João Pinto irá representar Portugal numa prova de âmbito Europeu, será também a primeira vez que Portimão e o Algarve terão um representante numa prova internacional de vela adaptada.
Esperamos que este seja o mote para possibilitar a mais pessoas portadoras de deficiência a prática de desporto em geral e vela em particular, com base num reconhecimento e apoio real por parte das entidades públicas e privadas com responsabilidades nas áreas desportiva e social.

 “Rumamos a Um Futuro Melhor”.

Sem comentários: