Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

domingo, 20 de março de 2011

4º Dia de navegação revela conhecimentos e autonomia das jovens velejadoras



As óptimas condições de vento e mar permitiram que no 4º dia de formação as jovens velejadoras que integram na Vela Solidária, pudessem revelar as habilidades e conhecimentos adquiridos desde o início deste projecto.

O vento Sueste que apareceu por volta das 9:45 e cuja intensidade foi aumentado até à hora da preia-mar, exigiu concentração e empenho destas velejadoras. Apesar da pouca experiência e de um certo deslumbre que todas elas ainda demonstram, sempre que navegam, revelaram ser capazes de afinar as velas e navegar com o Melga nas mareações de bolina e popa.

As excelentes condições para a prática da vela levaram-nos a velejar para o mar, permitindo-nos treinar as viragens de bordo sem estarmos preocupados com o espaço ou a necessidade de voltarmos a virar de bordo num curto espaço de tempo, situação que ocorre quando navegamos no anteporto.

O dia de hoje elevou-nos as expectativas relativamente aos objectivos a atingir, bem como ao nível de conhecimentos e habilidades que estas velejadoras terão adquirido em Dezembro próximo, quando finalizar este projecto.

Sem comentários: