Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

domingo, 13 de março de 2011

Marinharia e Regras de Navegação preenchem um dia de previsões meteorológicas desfavoráveis.



Dadas as péssimas previsões meteorológicas e a forte chuva matinal, optamos por realizar uma aula teórica com 17 das raparigas integradas na Vela Solidária. Foi uma aula onde se treinaram os nós, nomeadamente o “Lais de Guia”, o “Nó de Oito” e a “Volta de Fiel”.
Passamos de seguida a especificar a nomenclatura de uma embarcação à vela e aproveitamos ainda para conhecer as regras básicas de navegação, para que o Melga (embarcação utilizada neste projecto) navegue de forma segura, respeitando a sinalização e as restantes embarcações.
Foi uma aula divertida e em que cada jovem “marinheira” tentou mostrar o que aprendera.
Esperamos que no próximo fim-de-semana possamos navegar e colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos.

Sem comentários: