Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

"Andar à Vela" com Alegria e Boa Bisposição!!!

O projecto "Andar à Vela" tem sido bem recebido pelas instituições e comunidade que pode usufruir de actividades de desporto adaptado, neste caso especifico de vela adaptada. A prova disso é o facto de hoje dia 5 de Dezembro termos recebido um grupo de utentes da Unidade de Reabilitação Profissional da Casa de Santo Amaro, em Lagos.

A Casa de Santo Amaro é a instituição que maior partido tem tirado a Vela Solidária, demonstrando um dinamismo e empenho em proporcionar experiências diferentes e enriquecedoras aos seus utentes.

Desta vez, foram 11 velejadores especiais e 3 técnicos que se deslocaram até à Marina de Portimão para usufruírem das excelentes infra estruturas e condições naturais que Portimão dispõe para a prática da Vela.

Começa a ser notório que estas pessoas vivem de forma muito intensa estas experiências e que com muita naturalidade exprimem os seus sentimentos de medo, alegria, ansiedade, superação e tantos outros que acabam por inundar todo o ambiente a bordo.

Para mim (Luís Brito) estas têm sido experiências de uma riqueza incalculável. A forma alegre e simpática como comunicam, a amizade que demonstram para com os outros e a simplicidade com que agradecem a oportunidade de velejarem, revelam valores muito puros e que deveriam ser tidos como referência na sociedade.

A Vela Solidária acredita que as instituições vejam na prática da vela uma mais valia na formação e qualidade de vida dos seus utentes e tudo fará para que o projecto "Andar à Vela" continue a dar uma resposta adequada às solicitações, de forma a se tornar marco na vida de todas as PESSOAS ESPECIAIS.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

NECI Navega com a Vela Solidária

Neci - Núcleo de Educação da Criança Inadaptada , deslocou-se de Lagos até à Marina de Portimão para possiblitarem a 7 dos seus jovens especiais, navegarem com a Vela Solidária. 

Esta foi a segunda iniciativa que o projecto Andar à Vela desenvolveu para instituições que trabalham na área da deficiência mental assim como, com pessoas com mobilidade reduzida. 

Foi mais uma iniciativa sobre a qual recaiam grandes expectativas por parte destes velejadores especiais.

O tempo não foi o melhor companheiro, tendo chuvido bastante no entanto, navegamos cerca de uma hora à vela permitindo apreciar a Praia da Rocha a partir do Mar.

Uma vez que navegamos com o Melga e com o Boreas, acabou por se criar alguma competitividade para "ir à frente" e para "chegar primeiro". Isto acabou por ser mais um factor para o excelente ambiente que se viveu a bordo.

Até dia 13 de Dezembro teremos mais sessões para que as instituições possam trazer os seus utentes a praticar vela. 

Sextas feiras e Sábados serão os dias de formação da Escola de Vela Adaptada, destinada a todos aqueles que pretendam aprender e aperfeiçoara os seus conhecimentos na arte da Vela.

  

Vela Solidária promove actividade no âmbito do Dia Mundial da Pessoa com Deficiência

Após termos lançado no passado dia 1 de Dezembro o projecto de vela adaptada "Andar à Vela", não podíamos deixar passar o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência sem colaborarmos de forma activa com estas pessoas tão Iguais a Nós.

Desta forma e no âmbito das sessões experimentais de vela adaptada, possibilitamos a 5 pessoas portadoras de deficiência física e 4 pessoas portadoras de deficiência mental, navegarem pelas águas do rio Arade, entre a barra do Porto de Portimão e o castelo de Ferragudo. Todas estas pessoas integram o Centro de Actividades Ocupacionais da Casa de Santo Amaro em Lagos.

É incrível como com acções tão simples podemos causamos uma alegria tão profunda nestas pessoas. Um dos "marinheiros" comentava que nunca tinha navegado numa embarcação à vela. Outro, relembrava tempos em que tinha sido instrutor de vela e outros simplesmente ficaram em silêncio como se estivessem a viver um momento irrepetivel...

A dado momento senti o quão insignificante é grande parte daquilo a que a maioria da população da valor. Para estas pessoas o facto de poderem estar ao ar livre, a desfrutarem de uma actividade diferente e rodeados por uma paisagem lindíssima, causa-lhes um estado de relaxamento e satisfação que só estando presente nos é possível entender.

A Vela Solidária e o projecto Andar à Vela querem prosseguir com estas iniciativas e contribuir de forma activa para que estas e outras pessoas possam ter uma vida um pouco melhor.

Dia 5 de Dezembro, estarão conosco mais 10 pessoas portadoras de deficiência às quais queremos proporcionar mais um momento inesquecível.

Não podemos deixar de salientar o profundo agradecimento a todos os parceiros e voluntários (hoje o Carlos Brito, Luís Brito e Pedro Jesus) que têm tornado a Vela Solidária uma realidade.


 

domingo, 2 de dezembro de 2012

"Andar à Vela" de vento em popa....

Este foi um fim de semana com muita vela, novos velejadores e muitos voluntários.
 
No Domingo, cumprimos o programa da Vela Solidária e os jovens do Lar Bom Samaritano navegaram mais uma vez com empenho, entreajuda e demonstrando alguns conhecimentos náuticos, que muito nos alegram.
 
No Sábado a Vela Solidária lançou o projecto "Andar à Vela", destinado a pessoas portadoras de deficiência, o qual pretendemos que venha a ser um exemplo na integração social e desportiva de pessoas portadoras de deficiência.
Foram 3 as pessoas com mobilidade reduzida (paraplégico) que deram conteúdo a este primeiro dia de vela adaptada em Portimão.
 
 Esta iniciativa inaugural contou ainda com a participação de várias pessoas que farão parte do grupo de voluntários que garantirá o funcionamento e desenvolvimento da vela adaptada.
Após duas horas de intensa actividade nos pontões da Marina de Portimão, deslocamos-nos ao Lounge Bar no Hotel Tivoli Marina, onde decorreu a apresentação do trabalho desenvolvido pela Associação Portuguesa da Classe Access (APCA) desde a sua origem à cerca de 8 anos, seguida da apresentação do projecto "Andar à Vela" que se pretende venha a ser uma iniciativa de referência no Algarve e em Portugal.
 
Até meados de Dezembro a Vela Solidária irá proporcionar experiências de vela para todas as pessoas, particulares ou por intermédio de instituições, que sejam portadoras de deficiência e que entendam a prática da vela uma oportunidade para melhorarem as suas condições de vida e integração social.
 
A partir de Janeiro iremos desenvolver actividades regulares com instituições e daremos início a uma escola de vela adaptada.
 
Nos dias 24 e 25 de Março, em parceria com a APCA e com o Iate Clube da Marina de Portimão, iremos organizar um campeonato que servirá de apuramento nacional para os campeonatos da Europa e do Mundo de Access 2.3 e 303.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Vela Adaptada em Portimão

Desde Fevereiro de 2011 que a Vela Solidária tem desempenhado um papel fundamental na promoção da integração social através da prática da vela.  Tem sido um projecto sem paralelo e os resultados têm sido muito positivos, com a promoção de relações interpessoais mais construtivas e tolerantes e com a aquisição de conhecimentos naúticos bastante significativos por parte das crianças e jovens que integram este projecto.

Como entendemos que o balanço é muito positivo e porque queremos que a Vela Solidária tenha uma abrangência maior, na primeira quinzena de Dezembro, a Teia D’Impulssos em parceria com a Associação Portuguesa da Classe Access e com o Iate Clube da Marina de Portimão irão promover o desporto da vela para pessoas portadoras de deficiência.


Com a apresentação  no dia 1 de Dezembro e com actividades de baptismo de vela até ao dia 13 de Dezembro será lançado o projecto "Andar à Vela". Pretendemos colocar pessoas portadoras de deficiência a navegar à vela quer cheguem até nós por iniciativa própria quer cheguem através de instituições.

A Vela Solidária terá à disposição duas embarcações de vela adaptada, um ACCESS 2.3 e um ACCESS 3.3, o que permitirá colocar três pessoas portadoras de deficiência a navegarem ao mesmo tempo. Teremos ainda uma embarcação a motor que dará apoio a todas as actividades.

Deixamos o convite a todas as instituições que pretendam proporcionar aos seus utentes uma experiência de vela. O convite é extensível a todas as pessoas portadoras de deficiência, independentemente do género ou idade.

Aguardamos a participação de todos.

Para mais informação:
vela.solidaria@gmail.com
917454779

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Frio e Vento forte = Necessitamos de Vestuário Náutico!!!


Mais um fim-de-semana de vela, com os nossos jovens velejadores a se empenharem e a colocarem à prova os seus conhecimentos. 

Mais uma vez as condições meteorológicas estavam duras com muito frio e vento muito forte. 
Na parte da manhã, com as velejadoras mais experientes treinamos condução e manobras, com especial incidência para a navegação à bolina e para as viragens de bordo. Ao final da manhã, e porque as velejadoras se estavam a ressentir do frio que se fazia sentir, atracamos na marina e estivemos a treinar alguns nós. 

Na parte da tarde, e apesar da actividades ter uma duração de apenas 2 horas, os nossos jovens queixaram-se bastante do frio, o que nos levou a navegar apenas com avela grade e a nos mantermos todos no poço do Boreas a jogar uma espécie de "Quem quer ser milionário" com a nomenclatura das embarcações à vela. 

A Vela Solidária tem sido aquilo que acabamos de relatar - muita vontade de contribuir para uma sociedade mais equilibrada onde as oportunidades e experiências não sejam um factor limitativo para o desenvolvimento pessoal de cada indivíduo. 

No último post que colocamos neste blogue lançamos um desafio, solicitando que todos aqueles que têm algum tipo de equipamento (vestuário) náutico que não utilizem ou necessitem, que o ofereçam à Vela Solidária para que estes jovens possam ter melhores condições para praticar vela e consequentemente tirarem mais e melhor partidos das actividades deste projecto.

Esta é mais uma necessidade real que está a condicionar a concretização dos objectivos da Vela Solidária. Queremos ultrapassar mais esta dificuldades e contamos com a colaboração de todos.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Oferece-nos o Equipamento que já não USAS!!!


A Vela Solidária tem-se revelado um projecto de elevada importância quer para a integração social e relação interpessoal, quer para a promoção e desenvolvimento do trabalho em equipa e auto superação. Para além destes aspectos transversais à vida, os conhecimentos e habilidades na prática da vela têm sido trabalhados de forma consistente e sistemática. Nesta matéria, os resultados revelam-se na capacidade que demonstram em preparar as embarcações (Melga eBoreas), na habilidade em navegarem nas várias mareações e em tudo o resto que está associado à prática da vela. 

Para tudo isto acontecer temos contado com o apoio incondicional de vários patrocinadores, com a disponibilidade de voluntários que leccionam as aulas, e com o apoio de inúmeros amigos. 

Antes do Verão lançamos um desafio a todos, nomeadamente recorrendo à nossa página de Facebook, para angariarmos apoios para a compra de coletes. Esta campanha foi acarinhada pela Retha Scheffer, Pascoal Santos, Ricardo Pina, Paulo Costa e Pedro Rodrigo. Esta iniciativa resultou na compra de 8 novos coletes para a Vela Solidária. 

Neste momento e porque as condições meteorológicas não têm sido as melhores para se praticar vela, necessitamos urgentemente de equipamento apropriado à prática da vela em condições de chuva, vento forte e friu

Assim lançamos um desafio a todos os velejadores portugueses no sentido de doarem à Vela Solidária equipamento de vela que não usem. Aceitamos todo o tipo de vestuário, de todos os tamanhos, cores e feitios. Para qualquer esclarecimento: vela.solidaria@gmail.com /            917454779      ). 

Esperamos desta forma ter possibilidade de navegar independentemente das condições meteorológicas que se fizerem sentir. Este será um passo importante pos evitará que existam quebras nas sequência das aulas e dos programas que promovemos. 


Contamos com a Vossa Solidariedade!!!!