Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Vela Adaptada em Portimão

Desde Fevereiro de 2011 que a Vela Solidária tem desempenhado um papel fundamental na promoção da integração social através da prática da vela.  Tem sido um projecto sem paralelo e os resultados têm sido muito positivos, com a promoção de relações interpessoais mais construtivas e tolerantes e com a aquisição de conhecimentos naúticos bastante significativos por parte das crianças e jovens que integram este projecto.

Como entendemos que o balanço é muito positivo e porque queremos que a Vela Solidária tenha uma abrangência maior, na primeira quinzena de Dezembro, a Teia D’Impulssos em parceria com a Associação Portuguesa da Classe Access e com o Iate Clube da Marina de Portimão irão promover o desporto da vela para pessoas portadoras de deficiência.


Com a apresentação  no dia 1 de Dezembro e com actividades de baptismo de vela até ao dia 13 de Dezembro será lançado o projecto "Andar à Vela". Pretendemos colocar pessoas portadoras de deficiência a navegar à vela quer cheguem até nós por iniciativa própria quer cheguem através de instituições.

A Vela Solidária terá à disposição duas embarcações de vela adaptada, um ACCESS 2.3 e um ACCESS 3.3, o que permitirá colocar três pessoas portadoras de deficiência a navegarem ao mesmo tempo. Teremos ainda uma embarcação a motor que dará apoio a todas as actividades.

Deixamos o convite a todas as instituições que pretendam proporcionar aos seus utentes uma experiência de vela. O convite é extensível a todas as pessoas portadoras de deficiência, independentemente do género ou idade.

Aguardamos a participação de todos.

Para mais informação:
vela.solidaria@gmail.com
917454779

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Frio e Vento forte = Necessitamos de Vestuário Náutico!!!


Mais um fim-de-semana de vela, com os nossos jovens velejadores a se empenharem e a colocarem à prova os seus conhecimentos. 

Mais uma vez as condições meteorológicas estavam duras com muito frio e vento muito forte. 
Na parte da manhã, com as velejadoras mais experientes treinamos condução e manobras, com especial incidência para a navegação à bolina e para as viragens de bordo. Ao final da manhã, e porque as velejadoras se estavam a ressentir do frio que se fazia sentir, atracamos na marina e estivemos a treinar alguns nós. 

Na parte da tarde, e apesar da actividades ter uma duração de apenas 2 horas, os nossos jovens queixaram-se bastante do frio, o que nos levou a navegar apenas com avela grade e a nos mantermos todos no poço do Boreas a jogar uma espécie de "Quem quer ser milionário" com a nomenclatura das embarcações à vela. 

A Vela Solidária tem sido aquilo que acabamos de relatar - muita vontade de contribuir para uma sociedade mais equilibrada onde as oportunidades e experiências não sejam um factor limitativo para o desenvolvimento pessoal de cada indivíduo. 

No último post que colocamos neste blogue lançamos um desafio, solicitando que todos aqueles que têm algum tipo de equipamento (vestuário) náutico que não utilizem ou necessitem, que o ofereçam à Vela Solidária para que estes jovens possam ter melhores condições para praticar vela e consequentemente tirarem mais e melhor partidos das actividades deste projecto.

Esta é mais uma necessidade real que está a condicionar a concretização dos objectivos da Vela Solidária. Queremos ultrapassar mais esta dificuldades e contamos com a colaboração de todos.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Oferece-nos o Equipamento que já não USAS!!!


A Vela Solidária tem-se revelado um projecto de elevada importância quer para a integração social e relação interpessoal, quer para a promoção e desenvolvimento do trabalho em equipa e auto superação. Para além destes aspectos transversais à vida, os conhecimentos e habilidades na prática da vela têm sido trabalhados de forma consistente e sistemática. Nesta matéria, os resultados revelam-se na capacidade que demonstram em preparar as embarcações (Melga eBoreas), na habilidade em navegarem nas várias mareações e em tudo o resto que está associado à prática da vela. 

Para tudo isto acontecer temos contado com o apoio incondicional de vários patrocinadores, com a disponibilidade de voluntários que leccionam as aulas, e com o apoio de inúmeros amigos. 

Antes do Verão lançamos um desafio a todos, nomeadamente recorrendo à nossa página de Facebook, para angariarmos apoios para a compra de coletes. Esta campanha foi acarinhada pela Retha Scheffer, Pascoal Santos, Ricardo Pina, Paulo Costa e Pedro Rodrigo. Esta iniciativa resultou na compra de 8 novos coletes para a Vela Solidária. 

Neste momento e porque as condições meteorológicas não têm sido as melhores para se praticar vela, necessitamos urgentemente de equipamento apropriado à prática da vela em condições de chuva, vento forte e friu

Assim lançamos um desafio a todos os velejadores portugueses no sentido de doarem à Vela Solidária equipamento de vela que não usem. Aceitamos todo o tipo de vestuário, de todos os tamanhos, cores e feitios. Para qualquer esclarecimento: vela.solidaria@gmail.com /            917454779      ). 

Esperamos desta forma ter possibilidade de navegar independentemente das condições meteorológicas que se fizerem sentir. Este será um passo importante pos evitará que existam quebras nas sequência das aulas e dos programas que promovemos. 


Contamos com a Vossa Solidariedade!!!!

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dificuldades na Comunicação e Trabalho em Equipa

Condições de vento óptimas, alguma ondulação e sol caracterizaram as condições meteorológicas de mais um dia de actividade da Vela Solidária.

Porém, debatemo-nos com uma dificuldade acrescida - o trabalho em equipa e a comunicação ficaram longe das expectativas. Optei (Luís Brito) por deixar o total controlo do Boreas (embarcação cedida à Vela Solidária) às nossas jovens velejadoras, com a intenção de lhes colocar alguma pressão e força-las a comunicarem e trabalharem em equipa de forma a atingirem os objectivos que haviam estabelecido previamente.

Foi interessante perceber que existem referencias muito fortes que levam à utilização de expressões negativas, desmotivadoras e com base num desempenho individual. Precisamente o contrário daquilo que se pretendia.

Foi uma boa aprendizagem na medida em que todas perceberam que é fundamental comunicarem de forma construtiva e motivadora com as restantes tripulantes e que a humildade pode ser uma grande ferramenta para aprenderem e crescerem cada vez mais, não só como velejadoras mas sobretudo como pessoas.

No próximo fim de semana tentaremos novas abordagens para fomentarmos uma melhor relação interpessoal, uma comunicação clara e construtiva e um trabalho de equipa efectivo.

domingo, 14 de outubro de 2012

Grandes causas e muito desporto num só dia.



Decorreu hoje em Portimão a Mama Maratona.

Os Jovens da Vela Solidária quiseram contribuir para esta grande causa e correram ao lado de várias centenas de pessoas e mostraram assim o respeito apoio e solidariedade que têm para com as mulheres que são atingidas pelo cancro da mama.

A Vela Solidária expressa aqui o reconhecimento por este importante movimento social e felicita a Associação Oncológica do Algarve, a Câmara Municipal de Portimão e todos os parceiros e participantes nesta iniciativa de elevado valor social.

Por este motivo e porque a Mama Maratona decorreu durante a manhã, realizamos as aulas de vela na parte da tarde. 

Hoje navegamos a bordo do "Boreas" (embarcação gentilmente cedida pelo Joaquim Baptista para o projecto da Vela Solidária) e tiramos partido das excelentes condições de vento e mar que se faziam sentir.

Desta forma, estes jovens velejadores tiveram um dia cheio de actividade física e muito divertimento...

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Conquistado o Bronze no Campeonato da Europa de Match Racing

No passado fim de semana a Vela Solidária esteve a apoiar a Equipa de Álvaro Marinho, Diogo Barros, Bernardo Freitas, Luís Brito e António Fontes, que estiveram a representar Portugal no Campeonato da Europa de Match Racing e que decorreu em Baiona (Espanha), entre os dias 5 e 9 deste mês.

Álvaro Marinho (Padrinho da Vela Solidária) e Luís Brito (coordenador da Vela Solidária) juntamente com os restantes elementos da equipa conquistaram a medalha de bronze neste Campeonato da Europa, tendo igualado o resultado alcançado em 2012 na Áustria.

«Este foi um resultado um pouco acima das nossas expectativas, pois já não competíamos em match race há um ano. Mas a ambição esteve sempre presente a bordo e com isso chegámos à medalha de bronze, que muito nos deixa satisfeitos» (Álvaro Marinho)

Esperamos que este resultado e o percurso deste grupo de velejadores no mundo do  match racing seja mais um foco de motivação para os jovens velejadores que integram o projecto da Vela Solidária.


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

As Férias Não Fizeram Esquecer!


A Vela Solidária e as jovens velejadoras portimonenses já entraram em ação após o período de férias de Verão.
 Foi um dia em cheio pois o tempo estava optimo o vento não faltou e as velejadoras mostraram que as férias não as fez esquecer como se navega à vela.
Optamos por navegar apenas no interior da Marina de Portimão no corredor de água que une a bacia norte à bacia sul. Isto obrigou a que a concentração, manobras precisas e trabalho em equipa tenham sido a imagem que estas jovens transmitiram.
É com grade satisfação que vejo que que as aprendizagens que a Vela Solidária tem proporcionado são efetivas e se revelam mesmo após algum tempo sem sem navegarem.
No próximo fim de semana mais também os jovens do Lar Bom Samaritano se irão juntar às atividades da Vela Solidária e assim dar continuidade ao trabalho que se iniciou em Março deste ano.
Não queremos deixar de mais uma vez agradecer a todos os que direta e indiretamente têm apoiado este projecto e que têm possibilitado a Vela Solidária navegar.