Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

João Pinto Conquista o 2º Lugar no Campeonato da Europa da classe Access 303.


Realizou-se entre os passados dias 7 e 12 de Maio, o Campeonato da Europa de Vela Adaptada em Arbon, na Suíça.

Estiveram presentes cerca de 70 velejadores, em 6 classes diferentes e em representação de 13 paises. Este é um evento que ocorre de dois em dois anos e que reune os melhores velejadores europeus com o objetivo de atingirem o mais alto lugar no pódio do velho continente.

A Vela Solidária e o Iate Clube da Marina de Portimão também estiveram presentes com a participação do velejador João Pinto nas classes Access 303 single e Access 303 duplo.

Este foi um grande desafio para o João, pois para além de apenas se encontrar a navegar em classes de vela adaptada desde Dezembro de 2012, o Campeonato da Europa foi a primeira prova em que navegou na classe Access 303. Esta foi também a primeira vez que o João participou numa prova de âmbito europeu.

A falta de experiência na classe 303 não permitiu melhor que um 8º e um 9º lugar no primeiro dia de regatas, o que impôs um esforço acrescido para chegar aos lugares cimeiros nos dias seguintes.

Apesar de todos os desafios e das condições de vento muito instáveis, o 2º lugar na classe Access 303 foi conquistado pelo João Pinto, numa luta renhida até à última regata do campeonato, entre 26 velejadores.

O 1º lugar do pódio foi conquistado pelo velejador francês Gilles Guyon e o 3º pelo português Carlos Araújo.

Já na classe Access 303 duplos, com João Pinto nas escotas e Pedro Reis ao leme, o resultado alcançado foi de um 8º lugar da geral, entre 24 equipas.

Entendemos que este foi um resultado muito positivo e que reflete o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Vela Solidária.

Este pódio é dedicado a todos os velejadores da Vela Solidária e ao empenho que têm demonstrado, assim como a todos os parceiros e patrocinadores que nos têm permitido “Rumarmos a Um Futuro Melhor”.

Sem comentários: