Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

sábado, 22 de outubro de 2011

Idosos de Alvor a bordo com a Vela Solidária



A Vela Solidária cumpre com a sua missão e possibilita a 23 utentes do projecto Turismo Social e Alvor, com idades compreendidas entre os 64 e os 89 anos navegar à vela e darem, sendo que para 18 idosos/as esta foi a primeira experiência a navegarem numa embarcação à vela.
Para além da experiência de vela, estes idosos tiveram ainda a possibilidade de dar um passeio pelo ante porto da barra de Portimão a bordo de uma embarcação a motor, gentilmente disponibilizada pela Marina de Portimão.
Estes idosos estão integrados no projecto “Turismo Social” oferecido pela Junta de Freguesia de Alvor a todos os reformados/idosos. Através do Turismo Social, os reformados e idosos têm a oportunidade de participar em passeios culturais em diversas zonas do país, com o objectivo de dar a conhecer à comunidade sénior o património cultural /edificado de Portugal e proporcionar o convívio entre os residentes na Freguesia. Este projecto tem ainda como objectivo proporcionar novas experiências e elevar a qualidade de vidas de todos os seus participantes.
Esperamos voltar a ter estes idosos, e outros que assim o entendam, a navegara com a Vela Solidária.
Um obrigado especial a todos os participantes desta iniciativa, à Daniela, que organizou toda a actividade e à Marina de Portimão cujo apoio foi fundamental.

Sem comentários: