Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Um dia dedicado à teoria

Um dia em que as condições se apresentaram          "demasiado boas" com rajadas a passar dos 30 nós e com vagas de 2 metros optámos por razões de segurança, dado o  recente recomeço das actividades por reforçar os conhecimentos relativos a outra parte bastante importante para quem gosta de navegar à vela.

Após alguma resistência "normal" por parte das nossas velejadoras iniciamos a aula com uma revisão sobre os vários termos usados a bordo, pois é cada vez mais evidente para todas elas que a comunicação a bordo deve ser rápida e clara.

Após uma análise sobre os aspectos em este grupo apresenta mais dificuldades, incidimos os nossos esforços na nomenclatura das diversas zonas das velas, bem como, nas diversas mareações em que podemos navegar.

Contrariamente à  resistência inicial as novas velejadoras acabaram por se tornar bastantes cooperantes com a aula colocando questões sobre estes e outros assuntos tais como regras de navegação.

Pude observar que estas velejadoras anseiam agora por colocar em prática alguns dos conhecimentos adquiridos durante esta aula. Espero por isso na próxima saída!!

Sem comentários: