Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

domingo, 30 de outubro de 2011

Pouco Vento Vs Grande Objectivos

Dia de Verão em pleno Outono. Muito sol e calor e pouco vento marcaram mais um dia de navegação da Vela Solidária.
O pouco vento que se fez sentir mais uma vez, apenas permitiu navegarmos no interior do canal e não nos deu oportunidade de novas aprendizagens. Optamos por aprofundar as dinâmicas do trabalho em equipa e os conhecimentos individuais, nomeadamente no que respeita à nomenclatura das embarcações à vela e à mareações.
Hoje navegamos em 3 turnos com um total de 11 velejadoras.
A prática da vela é uma oportunidade que estas jovens têm graças à vontade e apoio dos parceiros da Vela Solidária. É importante que em cada momento estas jovens tenha a consciência de que esta actividade tem um custo e que esse custo e suportado, directa ou indirectamente pelos parceiros e colaboradores da vela Solidária. Esta tarefa de consciencialização e valorização poderá ser uma das aprendizagens mais significativas para a vida destas jovens a longo prazo.
Faltam sete aulas até ao final deste primeiro ano de Vela Solidária e esperamos ter a ajuda do tempo e a habilidade para atingirmos todos os objectivos a que nos propusemos.


 

Sem comentários: