Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mamamaratona com a participação de velejadoras


Este Domingo as actividades da Vela Solidária foram substituídas pela participação das raparigas da Casa da Nossa Senhora da Conceição na Mamamaratona 11.
Desta forma também as nossas velejadoras estiveram solidárias com uma causa de enorme valor social e que tem como objectivo principal, para além de alertar para a problemática do cancro, a angariação de fundos para a construção da "Casa Flor das Dunas" – Projecto que a AOA pretende levar a cabo, do qual consta a construção de um edifício para apoio ao doente oncológico.
Desejamos que que a Mamamaratona tenha decorrido conforme esperado e que tenham atingido os objectivo.
Na próxima semana retomamos as aulas de vela.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Treino intensivo!!!


Hoje as condições de vento permitiram um treino intensivo e com muita navegação à bolina e muitas viragens de bordo.
O objectivo de iniciarmos a aprendizagem das técnicas de balão já no final deste mês, continua no horizonte e exige que as nossas velejadoras tenham um domínio considerável quer na condução e equilíbrio do Melga quer na afinação das velas.
Tratou-se de um dia inteiramente dedicado à a rever e aperfeiçoar a mareação de bolina o que, com o pouco vento que se fez sentir no início da manhã, criou-nos algumas dificuldades nomeadamente, em estipular o novo rumo após as viragens de bordo. Quando a intensidade aumentou tudo se tornou mais fácil.
Uma vez que estamos no início da segunda fase da Vela Solidária 2011, não queremos perder a oportunidade para agradecer a todos os parceiros, patrocinadores, entidades, e amigos terem tornado este projecto uma realidade e assim contribuírem de forma activa para uma sociedade melhor.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Um dia dedicado à teoria

Um dia em que as condições se apresentaram          "demasiado boas" com rajadas a passar dos 30 nós e com vagas de 2 metros optámos por razões de segurança, dado o  recente recomeço das actividades por reforçar os conhecimentos relativos a outra parte bastante importante para quem gosta de navegar à vela.

Após alguma resistência "normal" por parte das nossas velejadoras iniciamos a aula com uma revisão sobre os vários termos usados a bordo, pois é cada vez mais evidente para todas elas que a comunicação a bordo deve ser rápida e clara.

Após uma análise sobre os aspectos em este grupo apresenta mais dificuldades, incidimos os nossos esforços na nomenclatura das diversas zonas das velas, bem como, nas diversas mareações em que podemos navegar.

Contrariamente à  resistência inicial as novas velejadoras acabaram por se tornar bastantes cooperantes com a aula colocando questões sobre estes e outros assuntos tais como regras de navegação.

Pude observar que estas velejadoras anseiam agora por colocar em prática alguns dos conhecimentos adquiridos durante esta aula. Espero por isso na próxima saída!!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

De volta ao mar


Finalmente regressámos à actividade a bordo do Melga com o nosso grupo de velejadoras da Casa da Nossa Senhora da Conceição.

Num dia em que as condições se mostraram perfeitas para um regresso ao mar, as nossas velejadoras demonstraram que o tempo de diversão das férias não serviu para apagar os conhecimentos adquiridos.

No decorrer desta primeira saída tivemos oportunidade de experimentar diversas manobras onde foi possível verificar que as nossas velejadores conseguiam surpreender bastante pela positiva ao demonstrarem que os conhecimentos adquiridos antes das férias se encontravam bastante sólidos.

É com bastante entusiasmo que vemos o crescimento não só de um gosto pelo mar em geral e pela vela em particular, mas também um vício saudável que certamente as acompanhará pela vida fora.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

"Venham mais ideias e oportunidades destas pois, queremos mais!"

"Foi com muito orgulho e satisfação que o grupo de participantes das Férias Desportivas Jovens Excepcionais organizado uma vez mais pela Câmara Municipal de Portimão, abraçou um novo desafio -  a Vela Adaptada. Graças a toda a dedicação, profissionalismo e empenho do responsável pelo Projecto "Vela Solidária" Luis Brito, foi possível também proporcionar um momento diferente e bastante importante a um nivel geral para os participantes.
Este passeio de barco à vela foi pensado de modo a oferecer aos participantes excecpionais algo que nunca tinham experienciado por motivos de falta de meios diversos (falta de acessibilidades em embarcações, actividade que envolve elevados custos). Desta forma, o objectivo foi conseguido e a alegria no rosto dos jovens este sempre presente.
 Note-se a importância deste tipo de iniciativas destinadas a esta população tendo em conta que se promove a sua inclusão social, aumento de auto-estima e auto-confiança e espirito de equipa através dos mais pequenos gestos.
 Obrigado à Câmara Municipal e a Luís Brito pela iniciativa, disponibilidade e, acima de tudo, pelo carinho, prontidão e profissionalismo com que presentou todos os participantes e equipa técnica.
Em nome dos participantes e dos pais dos mesmos que ficaram radiantes com a actividade, deixo-vos aqui com uma pequena frase que resumo tudo o que me foi confidenciado pelos jovens e seus encarregados de educação... "Venham mais ideias e oportunidades destas pois, queremos mais!"."

Ana Marisa Brito

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Vela Solidária recebe os Jovens Excepcionais do Projecto Férias Desportivas


“Direccionado para jovens com os mais diversos diagnósticos de incapacidade física e/ou mental, o Projecto Férias Desportivas Jovens Excepcionais surge uma vez mais tendo como objectivo principal proporcionar momentos lúdicopedagógicos, desportivos e de lazer durante o período de férias de Verão.
Organizado por técnicos especializados, este consiste num projecto que visa essencialmente a oferta de uma riqueza de estímulos multissensoriais que permitirá aos participantes desenvolverem-se e integrarem-se cada vez melhor na sociedade. Desta forma, não só se combate a exclusão social como se incentiva à diversão e à prática desportiva.” (http://www.cm-portimao.pt/NR/rdonlyres/3F066ABE-46D7-4FD2-9060-0EF07916108/0/JornaldasFériasDesportivas1turno.pdf)

A Vela Solidária apesar de até à presente data ter sido dirigida para um grupo de jovens distinto deste, tem os mesmos objectivos. Esta sintonia de objectivos levou-nos a desde o primeiro momento acertar este novo desafio e participar de forma activa neste projecto para Jovens Excepcionais.
Esta foi sem dúvida uma das acções mais gratificantes que a Vela Solidária já desenvolveu, não só pela excepcionalidade dos participantes mas sobretudo pela empatia e concretização demonstrada pelos mesmos.
A Vela Solidária tudo fará apara prosseguir com este tipo de iniciativas e contribuir para um desenvolvimento mais global e integrado deste grupo de jovens em particular.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Velejadoras da Vela Solidária Visitam Campeonato da Europa de 420


Velejadoras da Vela Solidária Visitam Campeonato da Europa de 420

Decorreu durante a última sema o campeonato da Europa Open e Feminino da classe 420, em Tavira. O Clube Náutico de Tavira (CNT) finaliza com este campeonato um dos projectos de vela mais ambiciosos alguma vez desenvolvidos em Portugal.

A Vela Solidária quis prestar o devido reconhecimento ao trabalho desenvolvido em Tavira e aceitou prontamente o convite do CNT para estar presente no último dia de regatas com as velejadoras que integram este projecto de solidariedade.

Foram seis as velejadoras que representaram a Vela Solidária em Tavira e que usufruiram de uma experiência impar. Para além de terem vivido de perto a complexidade da organização de um campeonato desta envergadura, navegaram numa lancha rápida a mais de 30 nós e tiveram a oportunidade de acompanhar a regata da frota de ouro feminina, apercebendo-se do empenho e dedicação necessárias para se chegar ao nível competitivo dos velejadores que participaram neste campeonato da Europa.

Já em terra, tiveram, por parte das irmãs Barros (velejadoras do Yate Clube do Porto), uma explicação precisa sobre a constituição de um 420 bem como de algumas especificidades de navegar nesta classe de vela ligeira.

Desta forma, foi foi dada uma perspectiva diferente às velejadoras da Vela Solidária, relativamente à vela de competição, à sua complexidade e ao esforço que exige dos velejadores.