Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dificuldades na Comunicação e Trabalho em Equipa

Condições de vento óptimas, alguma ondulação e sol caracterizaram as condições meteorológicas de mais um dia de actividade da Vela Solidária.

Porém, debatemo-nos com uma dificuldade acrescida - o trabalho em equipa e a comunicação ficaram longe das expectativas. Optei (Luís Brito) por deixar o total controlo do Boreas (embarcação cedida à Vela Solidária) às nossas jovens velejadoras, com a intenção de lhes colocar alguma pressão e força-las a comunicarem e trabalharem em equipa de forma a atingirem os objectivos que haviam estabelecido previamente.

Foi interessante perceber que existem referencias muito fortes que levam à utilização de expressões negativas, desmotivadoras e com base num desempenho individual. Precisamente o contrário daquilo que se pretendia.

Foi uma boa aprendizagem na medida em que todas perceberam que é fundamental comunicarem de forma construtiva e motivadora com as restantes tripulantes e que a humildade pode ser uma grande ferramenta para aprenderem e crescerem cada vez mais, não só como velejadoras mas sobretudo como pessoas.

No próximo fim de semana tentaremos novas abordagens para fomentarmos uma melhor relação interpessoal, uma comunicação clara e construtiva e um trabalho de equipa efectivo.

Sem comentários: