Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

"Andar à Vela" com Alegria e Boa Bisposição!!!

O projecto "Andar à Vela" tem sido bem recebido pelas instituições e comunidade que pode usufruir de actividades de desporto adaptado, neste caso especifico de vela adaptada. A prova disso é o facto de hoje dia 5 de Dezembro termos recebido um grupo de utentes da Unidade de Reabilitação Profissional da Casa de Santo Amaro, em Lagos.

A Casa de Santo Amaro é a instituição que maior partido tem tirado a Vela Solidária, demonstrando um dinamismo e empenho em proporcionar experiências diferentes e enriquecedoras aos seus utentes.

Desta vez, foram 11 velejadores especiais e 3 técnicos que se deslocaram até à Marina de Portimão para usufruírem das excelentes infra estruturas e condições naturais que Portimão dispõe para a prática da Vela.

Começa a ser notório que estas pessoas vivem de forma muito intensa estas experiências e que com muita naturalidade exprimem os seus sentimentos de medo, alegria, ansiedade, superação e tantos outros que acabam por inundar todo o ambiente a bordo.

Para mim (Luís Brito) estas têm sido experiências de uma riqueza incalculável. A forma alegre e simpática como comunicam, a amizade que demonstram para com os outros e a simplicidade com que agradecem a oportunidade de velejarem, revelam valores muito puros e que deveriam ser tidos como referência na sociedade.

A Vela Solidária acredita que as instituições vejam na prática da vela uma mais valia na formação e qualidade de vida dos seus utentes e tudo fará para que o projecto "Andar à Vela" continue a dar uma resposta adequada às solicitações, de forma a se tornar marco na vida de todas as PESSOAS ESPECIAIS.

Sem comentários: