Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Vela Solidária promove actividade no âmbito do Dia Mundial da Pessoa com Deficiência

Após termos lançado no passado dia 1 de Dezembro o projecto de vela adaptada "Andar à Vela", não podíamos deixar passar o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência sem colaborarmos de forma activa com estas pessoas tão Iguais a Nós.

Desta forma e no âmbito das sessões experimentais de vela adaptada, possibilitamos a 5 pessoas portadoras de deficiência física e 4 pessoas portadoras de deficiência mental, navegarem pelas águas do rio Arade, entre a barra do Porto de Portimão e o castelo de Ferragudo. Todas estas pessoas integram o Centro de Actividades Ocupacionais da Casa de Santo Amaro em Lagos.

É incrível como com acções tão simples podemos causamos uma alegria tão profunda nestas pessoas. Um dos "marinheiros" comentava que nunca tinha navegado numa embarcação à vela. Outro, relembrava tempos em que tinha sido instrutor de vela e outros simplesmente ficaram em silêncio como se estivessem a viver um momento irrepetivel...

A dado momento senti o quão insignificante é grande parte daquilo a que a maioria da população da valor. Para estas pessoas o facto de poderem estar ao ar livre, a desfrutarem de uma actividade diferente e rodeados por uma paisagem lindíssima, causa-lhes um estado de relaxamento e satisfação que só estando presente nos é possível entender.

A Vela Solidária e o projecto Andar à Vela querem prosseguir com estas iniciativas e contribuir de forma activa para que estas e outras pessoas possam ter uma vida um pouco melhor.

Dia 5 de Dezembro, estarão conosco mais 10 pessoas portadoras de deficiência às quais queremos proporcionar mais um momento inesquecível.

Não podemos deixar de salientar o profundo agradecimento a todos os parceiros e voluntários (hoje o Carlos Brito, Luís Brito e Pedro Jesus) que têm tornado a Vela Solidária uma realidade.


 

Sem comentários: