Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Um 2013 cheio de vontade de apoiar a Vela Solidária

Estamos a viver os últimos momentos de 2012 mas o nosso pensamento e as nossas acções destinam-se todas a um 2013 cheio de novos desafios, objectivos ambiciosos e muita vontade de "vencer cada regata" que teremos pela frente.

Queremos usar estes últimos minutos de 2013 para agradecer todos os voluntários, parceiros, seguidores e amigos terem possibilitado que tantos jovens e pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência mental pudessem navegar e aprender tanto sobre esta prática desportiva. Sem a participação e acreditar de cada um deles teria sido impossível termos atingido o patamar em que a vela Solidária se encontra neste momento.

Os objectivos para 2013 são o reflexo de uma evolução sustentada mas ambiciosa, que procura mais que tudo o BEM COMUM e que esperamos tornar-se um exemplo de boas práticas na área do desporto da acção social e da cidadania. 

2013 é já amanha e é já amanhã que contamos com todos para Rumarmos a um Futuro Melhor.

Que todos tenham um 2013 cheio de desafios, vitórias, amizade e muita vontade de abraçar a Vela Solidária como um projecto de todos nós!!!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Vela Solidária com 2 Anos de Actividades

Foi em 27 de Fevereiro de 2011 que teve início o projecto Vela Solidária, resultado de um mês e meio de muito empenho, contactos e acreditar. 

Um mês e meio foi o tempo que demorou a convencer amigos, instituições e parceiros a acreditarem e apoiarem a Vela Solidária. Foi também o tempo que demorou a reunir todos os meios necessários para possibilitar a jovens que viviam em instituições, como é o caso da Casa da Nossa Senhora da Conceição e o Lar Bom Samaritano, navegarem e terem formação de vela ao longo de todo o ano, de forma sistemática e planeada.

Hoje, foi o último dia de actividades do segundo ano de existência da Vela Solidária. Contrariando os menos positivos, as resistências institucionais, as carências financeiras, materiais e humanas, nestes dois anos de actividade, envolvemos 4 instituições privadas e 2 instituições públicas, perfazendo mais de 120 participantes, em 126 actividades (aulas). 
Para que isto tenha sido possível, foram necessárias 500 horas de voluntariado, 6 voluntários, 2 embarcações de cruzeiro e 15 parceiros privados. 

Foi com orgânica que hoje nos orgulhamos de ver os nossos jovens velejadores capazes de aparelhar uma embarcação e navegarem com arte e engenho, respeitando as regras de segurança e de navegação com uma autonomia quase total.

O trabalho desenvolvido pela Vela Solidária tem sido muito gratificante e sobretudo tem-se revelado de extrema importância na promoção da auto confiança e auto superação, nas relações interpessoais e  hábitos de trabalho em equipa bem como, na integração sócio desportiva deste jovens.

É com muito agrado e gratificação que sentimos que a Vela Solidária contribui de forma activa para a construção de uma sociedade onde a igualdade de oportunidades e a cidadania são alicerces de referência.

Com base nestes pressupostos, para 2013 pretendemos fazer mais e melhores actividades de vela não só com a continuação deste projecto dirigido aos mais jovens, mas também, com o lançamento do projecto "Andar à Vela" dirigido a pessoas com limitações motoras ou com deficiência ou doença mental.

"Andar à Vela" tem como principais objectivos  abrir novos horizontes e criar oportunidades na área do desporto adaptado, no barlavento algarvio. Pretendemos possibilitar experiências positivas e marcantes que contribuam para a melhoria do estado mental e físico dos utentes das instituições que se associem a este projecto. Por outro lado, teremos a funcionar semanalmente uma escola de vela adaptada, para todos aqueles que vejam na prática da vela uma forma lúdica de praticarem desporto e manterem-se social e desportivamente activos.

Para que tudo isto seja possível, contamos com o acreditar e a vontade de todos, que directa ou indirectamente se possam envolver na Vela Solidária e nas suas áreas de intervenção.

Queremos expressar públicamente, o nosso agradecimento a todos os participantes, voluntários, parceiros, empresas e amigos que tornam a Vela Solidária uma realidade.



quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

"Andar à Vela" com Alegria e Boa Bisposição!!!

O projecto "Andar à Vela" tem sido bem recebido pelas instituições e comunidade que pode usufruir de actividades de desporto adaptado, neste caso especifico de vela adaptada. A prova disso é o facto de hoje dia 5 de Dezembro termos recebido um grupo de utentes da Unidade de Reabilitação Profissional da Casa de Santo Amaro, em Lagos.

A Casa de Santo Amaro é a instituição que maior partido tem tirado a Vela Solidária, demonstrando um dinamismo e empenho em proporcionar experiências diferentes e enriquecedoras aos seus utentes.

Desta vez, foram 11 velejadores especiais e 3 técnicos que se deslocaram até à Marina de Portimão para usufruírem das excelentes infra estruturas e condições naturais que Portimão dispõe para a prática da Vela.

Começa a ser notório que estas pessoas vivem de forma muito intensa estas experiências e que com muita naturalidade exprimem os seus sentimentos de medo, alegria, ansiedade, superação e tantos outros que acabam por inundar todo o ambiente a bordo.

Para mim (Luís Brito) estas têm sido experiências de uma riqueza incalculável. A forma alegre e simpática como comunicam, a amizade que demonstram para com os outros e a simplicidade com que agradecem a oportunidade de velejarem, revelam valores muito puros e que deveriam ser tidos como referência na sociedade.

A Vela Solidária acredita que as instituições vejam na prática da vela uma mais valia na formação e qualidade de vida dos seus utentes e tudo fará para que o projecto "Andar à Vela" continue a dar uma resposta adequada às solicitações, de forma a se tornar marco na vida de todas as PESSOAS ESPECIAIS.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

NECI Navega com a Vela Solidária

Neci - Núcleo de Educação da Criança Inadaptada , deslocou-se de Lagos até à Marina de Portimão para possiblitarem a 7 dos seus jovens especiais, navegarem com a Vela Solidária. 

Esta foi a segunda iniciativa que o projecto Andar à Vela desenvolveu para instituições que trabalham na área da deficiência mental assim como, com pessoas com mobilidade reduzida. 

Foi mais uma iniciativa sobre a qual recaiam grandes expectativas por parte destes velejadores especiais.

O tempo não foi o melhor companheiro, tendo chuvido bastante no entanto, navegamos cerca de uma hora à vela permitindo apreciar a Praia da Rocha a partir do Mar.

Uma vez que navegamos com o Melga e com o Boreas, acabou por se criar alguma competitividade para "ir à frente" e para "chegar primeiro". Isto acabou por ser mais um factor para o excelente ambiente que se viveu a bordo.

Até dia 13 de Dezembro teremos mais sessões para que as instituições possam trazer os seus utentes a praticar vela. 

Sextas feiras e Sábados serão os dias de formação da Escola de Vela Adaptada, destinada a todos aqueles que pretendam aprender e aperfeiçoara os seus conhecimentos na arte da Vela.

  

Vela Solidária promove actividade no âmbito do Dia Mundial da Pessoa com Deficiência

Após termos lançado no passado dia 1 de Dezembro o projecto de vela adaptada "Andar à Vela", não podíamos deixar passar o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência sem colaborarmos de forma activa com estas pessoas tão Iguais a Nós.

Desta forma e no âmbito das sessões experimentais de vela adaptada, possibilitamos a 5 pessoas portadoras de deficiência física e 4 pessoas portadoras de deficiência mental, navegarem pelas águas do rio Arade, entre a barra do Porto de Portimão e o castelo de Ferragudo. Todas estas pessoas integram o Centro de Actividades Ocupacionais da Casa de Santo Amaro em Lagos.

É incrível como com acções tão simples podemos causamos uma alegria tão profunda nestas pessoas. Um dos "marinheiros" comentava que nunca tinha navegado numa embarcação à vela. Outro, relembrava tempos em que tinha sido instrutor de vela e outros simplesmente ficaram em silêncio como se estivessem a viver um momento irrepetivel...

A dado momento senti o quão insignificante é grande parte daquilo a que a maioria da população da valor. Para estas pessoas o facto de poderem estar ao ar livre, a desfrutarem de uma actividade diferente e rodeados por uma paisagem lindíssima, causa-lhes um estado de relaxamento e satisfação que só estando presente nos é possível entender.

A Vela Solidária e o projecto Andar à Vela querem prosseguir com estas iniciativas e contribuir de forma activa para que estas e outras pessoas possam ter uma vida um pouco melhor.

Dia 5 de Dezembro, estarão conosco mais 10 pessoas portadoras de deficiência às quais queremos proporcionar mais um momento inesquecível.

Não podemos deixar de salientar o profundo agradecimento a todos os parceiros e voluntários (hoje o Carlos Brito, Luís Brito e Pedro Jesus) que têm tornado a Vela Solidária uma realidade.


 

domingo, 2 de dezembro de 2012

"Andar à Vela" de vento em popa....

Este foi um fim de semana com muita vela, novos velejadores e muitos voluntários.
 
No Domingo, cumprimos o programa da Vela Solidária e os jovens do Lar Bom Samaritano navegaram mais uma vez com empenho, entreajuda e demonstrando alguns conhecimentos náuticos, que muito nos alegram.
 
No Sábado a Vela Solidária lançou o projecto "Andar à Vela", destinado a pessoas portadoras de deficiência, o qual pretendemos que venha a ser um exemplo na integração social e desportiva de pessoas portadoras de deficiência.
Foram 3 as pessoas com mobilidade reduzida (paraplégico) que deram conteúdo a este primeiro dia de vela adaptada em Portimão.
 
 Esta iniciativa inaugural contou ainda com a participação de várias pessoas que farão parte do grupo de voluntários que garantirá o funcionamento e desenvolvimento da vela adaptada.
Após duas horas de intensa actividade nos pontões da Marina de Portimão, deslocamos-nos ao Lounge Bar no Hotel Tivoli Marina, onde decorreu a apresentação do trabalho desenvolvido pela Associação Portuguesa da Classe Access (APCA) desde a sua origem à cerca de 8 anos, seguida da apresentação do projecto "Andar à Vela" que se pretende venha a ser uma iniciativa de referência no Algarve e em Portugal.
 
Até meados de Dezembro a Vela Solidária irá proporcionar experiências de vela para todas as pessoas, particulares ou por intermédio de instituições, que sejam portadoras de deficiência e que entendam a prática da vela uma oportunidade para melhorarem as suas condições de vida e integração social.
 
A partir de Janeiro iremos desenvolver actividades regulares com instituições e daremos início a uma escola de vela adaptada.
 
Nos dias 24 e 25 de Março, em parceria com a APCA e com o Iate Clube da Marina de Portimão, iremos organizar um campeonato que servirá de apuramento nacional para os campeonatos da Europa e do Mundo de Access 2.3 e 303.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Vela Adaptada em Portimão

Desde Fevereiro de 2011 que a Vela Solidária tem desempenhado um papel fundamental na promoção da integração social através da prática da vela.  Tem sido um projecto sem paralelo e os resultados têm sido muito positivos, com a promoção de relações interpessoais mais construtivas e tolerantes e com a aquisição de conhecimentos naúticos bastante significativos por parte das crianças e jovens que integram este projecto.

Como entendemos que o balanço é muito positivo e porque queremos que a Vela Solidária tenha uma abrangência maior, na primeira quinzena de Dezembro, a Teia D’Impulssos em parceria com a Associação Portuguesa da Classe Access e com o Iate Clube da Marina de Portimão irão promover o desporto da vela para pessoas portadoras de deficiência.


Com a apresentação  no dia 1 de Dezembro e com actividades de baptismo de vela até ao dia 13 de Dezembro será lançado o projecto "Andar à Vela". Pretendemos colocar pessoas portadoras de deficiência a navegar à vela quer cheguem até nós por iniciativa própria quer cheguem através de instituições.

A Vela Solidária terá à disposição duas embarcações de vela adaptada, um ACCESS 2.3 e um ACCESS 3.3, o que permitirá colocar três pessoas portadoras de deficiência a navegarem ao mesmo tempo. Teremos ainda uma embarcação a motor que dará apoio a todas as actividades.

Deixamos o convite a todas as instituições que pretendam proporcionar aos seus utentes uma experiência de vela. O convite é extensível a todas as pessoas portadoras de deficiência, independentemente do género ou idade.

Aguardamos a participação de todos.

Para mais informação:
vela.solidaria@gmail.com
917454779

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Frio e Vento forte = Necessitamos de Vestuário Náutico!!!


Mais um fim-de-semana de vela, com os nossos jovens velejadores a se empenharem e a colocarem à prova os seus conhecimentos. 

Mais uma vez as condições meteorológicas estavam duras com muito frio e vento muito forte. 
Na parte da manhã, com as velejadoras mais experientes treinamos condução e manobras, com especial incidência para a navegação à bolina e para as viragens de bordo. Ao final da manhã, e porque as velejadoras se estavam a ressentir do frio que se fazia sentir, atracamos na marina e estivemos a treinar alguns nós. 

Na parte da tarde, e apesar da actividades ter uma duração de apenas 2 horas, os nossos jovens queixaram-se bastante do frio, o que nos levou a navegar apenas com avela grade e a nos mantermos todos no poço do Boreas a jogar uma espécie de "Quem quer ser milionário" com a nomenclatura das embarcações à vela. 

A Vela Solidária tem sido aquilo que acabamos de relatar - muita vontade de contribuir para uma sociedade mais equilibrada onde as oportunidades e experiências não sejam um factor limitativo para o desenvolvimento pessoal de cada indivíduo. 

No último post que colocamos neste blogue lançamos um desafio, solicitando que todos aqueles que têm algum tipo de equipamento (vestuário) náutico que não utilizem ou necessitem, que o ofereçam à Vela Solidária para que estes jovens possam ter melhores condições para praticar vela e consequentemente tirarem mais e melhor partidos das actividades deste projecto.

Esta é mais uma necessidade real que está a condicionar a concretização dos objectivos da Vela Solidária. Queremos ultrapassar mais esta dificuldades e contamos com a colaboração de todos.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Oferece-nos o Equipamento que já não USAS!!!


A Vela Solidária tem-se revelado um projecto de elevada importância quer para a integração social e relação interpessoal, quer para a promoção e desenvolvimento do trabalho em equipa e auto superação. Para além destes aspectos transversais à vida, os conhecimentos e habilidades na prática da vela têm sido trabalhados de forma consistente e sistemática. Nesta matéria, os resultados revelam-se na capacidade que demonstram em preparar as embarcações (Melga eBoreas), na habilidade em navegarem nas várias mareações e em tudo o resto que está associado à prática da vela. 

Para tudo isto acontecer temos contado com o apoio incondicional de vários patrocinadores, com a disponibilidade de voluntários que leccionam as aulas, e com o apoio de inúmeros amigos. 

Antes do Verão lançamos um desafio a todos, nomeadamente recorrendo à nossa página de Facebook, para angariarmos apoios para a compra de coletes. Esta campanha foi acarinhada pela Retha Scheffer, Pascoal Santos, Ricardo Pina, Paulo Costa e Pedro Rodrigo. Esta iniciativa resultou na compra de 8 novos coletes para a Vela Solidária. 

Neste momento e porque as condições meteorológicas não têm sido as melhores para se praticar vela, necessitamos urgentemente de equipamento apropriado à prática da vela em condições de chuva, vento forte e friu

Assim lançamos um desafio a todos os velejadores portugueses no sentido de doarem à Vela Solidária equipamento de vela que não usem. Aceitamos todo o tipo de vestuário, de todos os tamanhos, cores e feitios. Para qualquer esclarecimento: vela.solidaria@gmail.com /            917454779      ). 

Esperamos desta forma ter possibilidade de navegar independentemente das condições meteorológicas que se fizerem sentir. Este será um passo importante pos evitará que existam quebras nas sequência das aulas e dos programas que promovemos. 


Contamos com a Vossa Solidariedade!!!!

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dificuldades na Comunicação e Trabalho em Equipa

Condições de vento óptimas, alguma ondulação e sol caracterizaram as condições meteorológicas de mais um dia de actividade da Vela Solidária.

Porém, debatemo-nos com uma dificuldade acrescida - o trabalho em equipa e a comunicação ficaram longe das expectativas. Optei (Luís Brito) por deixar o total controlo do Boreas (embarcação cedida à Vela Solidária) às nossas jovens velejadoras, com a intenção de lhes colocar alguma pressão e força-las a comunicarem e trabalharem em equipa de forma a atingirem os objectivos que haviam estabelecido previamente.

Foi interessante perceber que existem referencias muito fortes que levam à utilização de expressões negativas, desmotivadoras e com base num desempenho individual. Precisamente o contrário daquilo que se pretendia.

Foi uma boa aprendizagem na medida em que todas perceberam que é fundamental comunicarem de forma construtiva e motivadora com as restantes tripulantes e que a humildade pode ser uma grande ferramenta para aprenderem e crescerem cada vez mais, não só como velejadoras mas sobretudo como pessoas.

No próximo fim de semana tentaremos novas abordagens para fomentarmos uma melhor relação interpessoal, uma comunicação clara e construtiva e um trabalho de equipa efectivo.

domingo, 14 de outubro de 2012

Grandes causas e muito desporto num só dia.



Decorreu hoje em Portimão a Mama Maratona.

Os Jovens da Vela Solidária quiseram contribuir para esta grande causa e correram ao lado de várias centenas de pessoas e mostraram assim o respeito apoio e solidariedade que têm para com as mulheres que são atingidas pelo cancro da mama.

A Vela Solidária expressa aqui o reconhecimento por este importante movimento social e felicita a Associação Oncológica do Algarve, a Câmara Municipal de Portimão e todos os parceiros e participantes nesta iniciativa de elevado valor social.

Por este motivo e porque a Mama Maratona decorreu durante a manhã, realizamos as aulas de vela na parte da tarde. 

Hoje navegamos a bordo do "Boreas" (embarcação gentilmente cedida pelo Joaquim Baptista para o projecto da Vela Solidária) e tiramos partido das excelentes condições de vento e mar que se faziam sentir.

Desta forma, estes jovens velejadores tiveram um dia cheio de actividade física e muito divertimento...

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Conquistado o Bronze no Campeonato da Europa de Match Racing

No passado fim de semana a Vela Solidária esteve a apoiar a Equipa de Álvaro Marinho, Diogo Barros, Bernardo Freitas, Luís Brito e António Fontes, que estiveram a representar Portugal no Campeonato da Europa de Match Racing e que decorreu em Baiona (Espanha), entre os dias 5 e 9 deste mês.

Álvaro Marinho (Padrinho da Vela Solidária) e Luís Brito (coordenador da Vela Solidária) juntamente com os restantes elementos da equipa conquistaram a medalha de bronze neste Campeonato da Europa, tendo igualado o resultado alcançado em 2012 na Áustria.

«Este foi um resultado um pouco acima das nossas expectativas, pois já não competíamos em match race há um ano. Mas a ambição esteve sempre presente a bordo e com isso chegámos à medalha de bronze, que muito nos deixa satisfeitos» (Álvaro Marinho)

Esperamos que este resultado e o percurso deste grupo de velejadores no mundo do  match racing seja mais um foco de motivação para os jovens velejadores que integram o projecto da Vela Solidária.


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

As Férias Não Fizeram Esquecer!


A Vela Solidária e as jovens velejadoras portimonenses já entraram em ação após o período de férias de Verão.
 Foi um dia em cheio pois o tempo estava optimo o vento não faltou e as velejadoras mostraram que as férias não as fez esquecer como se navega à vela.
Optamos por navegar apenas no interior da Marina de Portimão no corredor de água que une a bacia norte à bacia sul. Isto obrigou a que a concentração, manobras precisas e trabalho em equipa tenham sido a imagem que estas jovens transmitiram.
É com grade satisfação que vejo que que as aprendizagens que a Vela Solidária tem proporcionado são efetivas e se revelam mesmo após algum tempo sem sem navegarem.
No próximo fim de semana mais também os jovens do Lar Bom Samaritano se irão juntar às atividades da Vela Solidária e assim dar continuidade ao trabalho que se iniciou em Março deste ano.
Não queremos deixar de mais uma vez agradecer a todos os que direta e indiretamente têm apoiado este projecto e que têm possibilitado a Vela Solidária navegar.


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Vela Solidária e Rios de Adernalida de Mãos dadas

Cerca de 50 jovens encontram-se a participar diariamente, desde o dia 2 de Julho e até ao dia 10 de Agosto, no Projecto “Rios de Adrenalina” promovido pela Junta  e Freguesia de Portimão, em parceria com a Associação Teia de Impulsos, no âmbito do Projecto Vela Solidária.
Esta iniciativa de carácter social que visa incluir jovens a viver nas Instituições Particulares de Solidariedade Social, jovens em acompanhamento na Comissão de Menores e ainda jovens imigrantes residentes em Portimão, pretende estimular os jovens para a prática de vela e de remo, bem como auto-estima e a partilha de amizade e do convívio.
O projecto está aberto jovens entre os 8 e 15 anos residentes na Freguesia de Portimão.




terça-feira, 12 de junho de 2012

Vento e calor....condições perfeitas para navegar!!!

Mais um domingo cheio de actividade com muitos jovens velejadores a terem de se empenhar para controlar o Melga nas rajadas e tirar o máximo partido de cada mareação.
Realizamos muitas manobras mas não utilizamos o spi, pois o vento estava bastante instável e as rajadas eram bastante fortes.
Tivemos ainda oportunidade para dar um mergulho e aproveitar as excelentes condições naturais que temos nos Algarve e o calor de verão que já chegou.
Tínhamos previsto navegar todo o dia com o mesmo grupo de jovens para celebrar a largada da Volvo Ocean Race de Lisboa, mas a organização das actividades da Vela Solidária são mais complexas do que podem parecer à primeira vista, acabamos por não conseguir reunir as condições para efectuar esta pequena grande alteração.
A promessa fica de pé e tentaremos proporcionar uma experiência diferente aos nossos jovens velejadores o mais breve possível.


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Esta semana a Vela Solidária retomou as actividades após uma interrupção devido à participação dos nossos jovens velejadores na recolha de alimentos do Banco Alimentar.
O dia começou com pouco vento, mas a "nortada" lá chegou e com ela algumas emoções mais fortes.
Os baixos níveis de concentração e alguma resistência em interiorizar as normas de funcionamento da Vela Solidária, sobretudo com o grupo de jovens do lar O Bom Samaritano, tem sido um desafio constante. Porém,  a persistência começa a dar os seus frutos e os níveis de conhecimento destes jovens começam a permitir que usufruam cada vez mais das navegações.
Para a semana as actividades da Vela Solidária coincidem com a largada da Volvo Ocean Race de Lisboa e para comemorarmos este este importante acontecimento, iremos realizar uma actividade diferente do normal. Acompanhe-nos para saber mais pormenores....

domingo, 20 de maio de 2012

Mau tempo não deixa a Vela Solidária zarpar.

Hoje as condições meteorológicas não permitiram que a Vela Solidária desenvolvesse as suas actividades e que os nossos jovens velejadores navegassem e aperfeiçoassem as técnicas de navegação, nomeadamente de navegação à popa com spi.
Esperamos que o tempo esteja melhor no próximo fim de semana para que possamos voltar a navegar.


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Grande dia de Vela "Solidária"!!!

Hoje foi um dia em cheio. Iniciamos a navegação com o uso do spi e com as manobras que implica. 
Foi incrível como as nossas jovens velejadoras se empenharam e navegaram com o spi de forma tão natural e como se fosse algo a que estavam habituadas a fazer com regularidade. Desde montar, içar, trimar, cambar e arrear o spi, estas "miúdas" fizeram tudo quase sem ajuda, seguindo as instruções e feedbacks de forma atenta e empenhada.
esta foi uma demonstração que não existem limites e que o que todos necessitamos é de oportunidades que nos permitam realçar as nossas habilidades.
Como mentor da Vela Solidária e como velejador quero expressar um agradecimento especial e profundo a todos os que desde o primeiro dia acreditaram e apoiaram este projecto. São momentos como o que hoje vivi que me dão força e vontade de continuar e de acreditar que pouco a pouco podemos mudar o mundo.
Hoje foi também um dia especial por demos início a um dos objectivos da Vela Solidária para esta anos e que se prende com a criação de um grupo de voluntários para leccionarem as aulas e darem todo o apoio que este projecto necessita para se desenvolver.
O Nelson Ramos, velejador e treinador de vela, juntou-se à Vela Solidárias e ensinou alguns truques às nossas velejadoras. Obrigado Nelson por dares um pouco do teu tempo e ensinares um pouco do muito que sabes de vela a estas jovens.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Mais um fim de semana de actividade, mais horas de navegação e mais conhecimentos adquiridos pelos jovens velejadores da Vela Solidária.
O conhecimento e capacidade de tomarem decisões e agirem correctamente de acordo com as necessidades do barco têm-se verificado de forma cada vez mais significativa, de dia para dia.
Por outro lado, quanto mais estes jovens sabem de vela mais se divertem a navegar, o que na realidade é o que se pretende.
No próximo fim de semana iremos iniciar a navegação à popa com a utilização de psi. Agora a Vela Solidária vai começar a ser ainda mais divertida mas também, mais dura.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

A Vela Solidária foi "à Bola para Ajudar".

O passado fim de semana foi cheio de actividade.
No domingo de manhã navegamos com as jovens da Casa da Nossa Senhora da Conceição, num modelo novo em que apenas navegou um grupo durante toda a manhã. O objectivo é proporcionar um maior número de horas de prática e assim podermos introduzir a técnicas de navegação à popa utilizando a vela de balão (spi).
Na parte da tarde, o grupo de jovens do Lar Bom Samaritano realizou uma série de actividades com vista a conhecerem melhor a numenclatura  de uma embarcação à vela bem como os termos utilizados na navegação em embarcações à vela.

Mas este domingo a as jovens da Casa da Nossa Senhora da Conceição não se ficaram por navegar no período da manhã, pois juntaram-se ao projecto " À Bola para Ajudar" resultado de uma parceria entre a Teia D’Impulsos e o Portimonense Sporting Clube e que teve como objectivo angariar alimentos para ajudar o Refeitório Social do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora do Amparo em Portimão.
O sucesso superou todas as expectativas e 4.000 portimonenses encheram as bancadas do Estádio Municipal de Portimão.
Ainda sem dados que permitam fazer o balanço final desta iniciativa, salientamos que a solidariedade dos Portimonenses ultrapassou todas as expectativas, tendo todos contribuído para encher 4 carrinhas de transporte com alimentos para o Refeitório Social.

A Teia D'Impulsos e o o Portimonense Sporting Clube agradecem em especial a todos os que aderiram a esta ideia, e, que demonstraram que do pouco de cada um de nós é realmente possível fazermos muito. Obrigado Portimonenses!
A Vela Solidária e as nossas jovens velejadoras sentem esta iniciativa de forma muito particular pois, é com o mesmo espírito que o nosso projecto existe e se tem desenvolvido desde Fevereiro de 2011.

sábado, 21 de abril de 2012

Vela Solidária 2012 engloba novas instituições

O projeto «Vela Solidária» levou para o mar um número considerável de raparigas da Casa Nossa Senhora da Conceição, durante o ano de 2011. Luís Brito e João Espada, dois velejadores experientes, foram os responsáveis por este projeto de integração, que foi bem recebido, obteve bons resultados e os motivou a ir mais além. Este ano, alargaram as atividades a outros centros de acolhimento de crianças, como o Bom Samaritano e a Catraia. Também a CRACEP está a analisar a hipótese de aderir. Conseguiram ainda o «empréstimo de um a embarcação de vela adaptada, pertença da Associação Regional de Vela do Sul, que irá permitir pessoas com deficiência motora ou mental a navegar à vela», como confidenciou Luís Brito ao «barlavento». http://www.barlavento.pt/index.php/noticia?id=52748

terça-feira, 17 de abril de 2012

Damasiado vento para navegar!

No passado fim de semana o vento não deu tréguas e impossibilitou os nossos jovens de navegarem no domingo.
As rajadas de vento acima dos 30 nós e o vento estável a superar os 20 nós foram condições suficientes para obrigarem as actividades da Vela Solidária a serem substituídas por aulas teóricas.
Na verdade e porque a nossa juventude tem algum défice de atenção, por vezes não é fácil ensinar-lhes nós, regras de navegação, numenclatura e outras áreas de conhecimento teóricas, enquanto navegamos.
desta forma, aproveitamos as condições meteorológicas adversas para promover os conhecimentos teóricos.
Esperamos contar com melhores condições no próximo domingo e assim colocarmos em prática tudo o que foi aprendido.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Participa na Vela Solidária com 1 Colete!!!


A Vela Solidária aumentou este ano a sua abrangência, possibilitando a prática da vela a cerca de 50 jovens de 3 instituições do concelho de Portimão.
Apesar de dispormos de todo o equipamento de segurança exigido legalmente, estamos a deparamo-nos com a falta de coletes adequados à prática da vela, pois os que dispomos são os tradicionais coletes salva vidas, muito volumosos e incómodos.

Para superar esta necessidade, lançamos um desafio a todos os interessados no sentido de colaborarem na Vela Solidária com a doação de 25€ o que corresponde a 1 colete.

Necessitamos de 12 coletes e 2 já foram oferecidos pela "Carminha Cabeleireiro" em Portimão.

Faz parte da Vela Solidária!

terça-feira, 20 de março de 2012

Lançamento da Vela Solidária 2012

A Vela Solidária Iniciou oficialmente a sua actividade no passado domingo, com a realização de actividades para os jovens da Casa da Nossa Senhora da Conceição e do lar Bom Samaritano. Realizamos ainda uma actividade para os patrocinadores, amigos e convidados, que decorreu durante a parte da tarde.
Mais tarde e já no No Solo Água, realizou-se a cerimónia de lançamento, com a presença dos jovens velejadores, dos representantes das várias instituições, dos convidados e patrocinadores.
A Vela Solidária pretende em 2012 aumentar a sua abrangência não só no que respeita a crianças e jovens integradas em instituições mas também, com a realização de actividades para pessoas portadoras de deficiência física e mental.
Teremos à disposição uma embarcação de cruzeiro do Centro Vela de Portimão, uma embarcação da classe SM40, pertença da Sun Sailing Team e ainda uma embarcação preparada para pessoas portadoras de deficiência (ACCESS 2.3), cedida pela Associação Regional de Vela do Sul.
Suportada nos recursos materiais mencionados e na criação de um grupo de voluntários para darem resposta às necessidades das várias actividades, esperamos responder adequadamente às expectativas e necessidades de formação desportiva e pessoal de todos os participantes na Vela Solidária.
Queremos salientar o nosso agradecimento a todos os patrocinadores e parceiros que tornam a Vela Solidária uma realidade, contribuindo activamente na formação dos jovens e facilitando o desenvolvimento social e desportivo em geral.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Alvaro Marinho - Padrinho da Vela Solidária

O Projecto Vela Solidária, é um projecto com grande interesse para a Vela Nacional e como consequência para o Desporto em geral, pois permite abrir esta modalidade a todos aqueles que têm gosto em praticá-la e que por várias razões, não têm condições financeiras para o fazer!
Um Projecto que terá sucesso assegurado, pois é gerido por pessoas que gostam realmente da Vela, e como tal, saberão ensinar correctamente todos os valores e benefícios que esta modalidade pode transmitir / incutir nas pessoas que o praticam.

                                               Alvaro Marinho
                                        (Velejador Olimpico)

quinta-feira, 8 de março de 2012

Vela Solidária 2012 já Navega!!!

A Vela Solidária começou a navegar no passado dia 26 de Fevereiro, dando início a um ano cheio actividades.
Em 2012 daremos resposta a várias associações/entidades que no seu dia a dia trabalham em prol de crianças, jovens e adultos que por uma ou outra razão necessitam de ajuda ou orientação.
Neste sentido a a Vela Solidária tentará dentro das suas possibilidades proporcionar momentos de formação e enriquecimento pessoal que potenciem a integração social, a relação interpessoal e o aumento da qualidade de vida.
Este ano, pela primeira vez em Portimão serão desenvolvidas actividades de vela regulares destinadas a pessoas portadoras de deficiência física e mental.
De momento ainda não dispomos de todos os recursos necessários para cumprirmos na integra com os objectivos que estipulamos para 2012, mas acreditamos que com o apoio de todos, consigamos possibilitar a prática da vela a todos aqueles a quem normalmente este desporto está "vedado".
Queremos agradecer o apoio de todos aqueles que têm apoiado a Vela Solidária e têm ajudado  a "Rumarmos a um Futuro Melhor".