Foi em 27 de Fevereiro de 2011 que teve início o projecto Vela Solidária, resultado de um mês e meio de muito empenho, contactos e acreditar.
Um mês e meio foi o tempo que demorou a convencer amigos, instituições e parceiros a acreditarem e apoiarem a Vela Solidária. Foi também o tempo que demorou a reunir todos os meios necessários para possibilitar a jovens que viviam em instituições, como é o caso da Casa da Nossa Senhora da Conceição e o Lar Bom Samaritano, navegarem e terem formação de vela ao longo de todo o ano, de forma sistemática e planeada.
Hoje, foi o último dia de actividades do segundo ano de existência da Vela Solidária. Contrariando os menos positivos, as resistências institucionais, as carências financeiras, materiais e humanas, nestes dois anos de actividade, envolvemos 4 instituições privadas e 2 instituições públicas, perfazendo mais de 120 participantes, em 126 actividades (aulas).
Para que isto tenha sido possível, foram necessárias 500 horas de voluntariado, 6 voluntários, 2 embarcações de cruzeiro e 15 parceiros privados.
Foi com orgânica que hoje nos orgulhamos de ver os nossos jovens velejadores capazes de aparelhar uma embarcação e navegarem com arte e engenho, respeitando as regras de segurança e de navegação com uma autonomia quase total.
O trabalho desenvolvido pela Vela Solidária tem sido muito gratificante e sobretudo tem-se revelado de extrema importância na promoção da auto confiança e auto superação, nas relações interpessoais e hábitos de trabalho em equipa bem como, na integração sócio desportiva deste jovens.
É com muito agrado e gratificação que sentimos que a Vela Solidária contribui de forma activa para a construção de uma sociedade onde a igualdade de oportunidades e a cidadania são alicerces de referência.
Com base nestes pressupostos, para 2013 pretendemos fazer mais e melhores actividades de vela não só com a continuação deste projecto dirigido aos mais jovens, mas também, com o lançamento do projecto "Andar à Vela" dirigido a pessoas com limitações motoras ou com deficiência ou doença mental.
"Andar à Vela" tem como principais objectivos abrir novos horizontes e criar oportunidades na área do desporto adaptado, no barlavento algarvio. Pretendemos possibilitar experiências positivas e marcantes que contribuam para a melhoria do estado mental e físico dos utentes das instituições que se associem a este projecto. Por outro lado, teremos a funcionar semanalmente uma escola de vela adaptada, para todos aqueles que vejam na prática da vela uma forma lúdica de praticarem desporto e manterem-se social e desportivamente activos.
Para que tudo isto seja possível, contamos com o acreditar e a vontade de todos, que directa ou indirectamente se possam envolver na Vela Solidária e nas suas áreas de intervenção.
Queremos expressar públicamente, o nosso agradecimento a todos os participantes, voluntários, parceiros, empresas e amigos que tornam a Vela Solidária uma realidade.