Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mau tempo não dá treguas



O mau tempo que se fez sentir no domingo passado não deu tréguas e obrigou à anulação das três saídas previstas para o dia, com três grupos diferentes de jovens velejadoras.

A chuva intensa e a falta de equipamento adequado para a prática da vela foram as principais causas que impossibilitaram mais um dia de treino e de aprendizagem, nesta modalidade que é a vela e cuja complexidade é enorme.

Esperamos que o Sº Pedro entre de férias e que melhores condições meteorológicas permitam cumprirmos com o calendário de treinos e assim, possamos atingir os objectivos a que nos propusemos no início deste projecto.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Novos ensinamentos em ambiente descontraído


Ao contrário do que aconteceu na semana passada, o dia começou sem vento, tendo a primeira parte da aula sido aproveitada para uma pequena instrução de marinharia, em que falámos e revimos alguns dos nós essenciais a bordo desta e de todas as embarcações.
 
O vento finalmente apareceu por volta das 10 horas da manhã do quadrante Oeste, altura em que fomos finalmente para a água tendo este primeiro grupo sido um pouco penalizado com a tardia vinda do vento. O excelente dia que se fez sentir, mostrou-se muito convidativo para passeios de barco o que aumentou bastante o tráfego no anteporto, motivo esse que nos levou a optar por sair da barra e fazer toda a aula em frente à Praia da Rocha.

Aproveitando a fraca intensidade do vento que se fez sentir durante toda a manhã permitiu que novos ensinamentos fossem introduzidos, tendo a manobra de virar em roda sido diversas vezes experimentada.

O espírito de ambos os grupos mostrou-se ao longo de toda a manhã bastante elevado, tendo o segundo grupo animado a aula mostrando os seus dotes de musicalidade através de algumas canções que foram interpretando no decorrer da saída.

Esperamos que o sol e calor comecem a partir de agora a ser uma constante pois permitem-nos saídas mais proveitosas e descontraídas.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ânimo e concentração factores importantes para uma navegação tranquila




Um dia que desde cedo se apresentou com boas condições de vento, e a moral das novas velejadoras muito animada e atenta às necessidades do barco.
No inicio do dia tivemos alguma chuva e frio que poderia ser um factor adverso capaz de desmoralizar as alunas integrantes do projecto, mas estas embora com algum frio estiveram sempre à altura de demonstrar todos os conhecimentos até aqui assimilados.

Navegando sempre em mar aberto aproveitando o vento do quadrante Noroeste que soprou com uma intensidade quase constante entre os 18 e os 20 nós/h, estes grupos começam finalmente a demonstrar uma sensibilidade surpreendente no leme timonando o "Melga" de uma forma exemplar, tentando tirar o máximo rendimento nos rumos que lhes iam sendo pedidos.

Embora continuem a existir muitas distracções típicas da idade e de todo o encanto que este meio lhes proporciona, demonstram que cada vez mais retornam de uma forma rápida à concentração necessária para executar as manobras e tarefas que lhes são exigidas a bordo.

Ao final do 6º dia de navegação mantendo o nível de aprendizagem, e não menosprezando o muito que ainda há para aprender, começamos a acreditar que será possível dentro de pouco fazer uma navegação despreocupada e segura liderada pelos grupos compostos por estas 23 jovens.

domingo, 27 de março de 2011

Trabalho em equipa, uma necessidade a bordo do Melga.

           

            Um dia que começou com bastantes variações na direcção do vento tendo o primeiro grupo destas novas mas bravas velejadoras sido pouco beneficiado no que refere a vento, pois este teimava em soprar com fraca intensidade e bastante instável.
            O vento finalmente estabilizou no quadrante Sudoeste por volta das 11:00. A sua intensidade permitiu-nos a partir daí sentir o potencial do Melga nas mareações de bolina e popa, misturando os dois tipos de navegação, quer no mar quer no anteporto. Mais uma vez, ás novas velejadoras tiveram a oportunidade de sentir os diferentes tipos de dificuldade que ambos apresentam.
            As tardias mas boas condições que este dia nos reservou, acabaram por permitir que os dois últimos grupos pudessem pôr em prática alguns conhecimentos teóricos adquiridos, de regras de navegação.
            No dia de hoje aprendemos algumas lições sobre o trato inter-relacional dentro dos diversos grupos – respeito mutuo – que futuramente servirá para que estas velejadoras saibam que todo o trabalho a bordo é feito pela equipa e para a equipa, fomentando um espírito de união entre o grupo
            A cada semana que passa, vão-se descobrindo novas virtudes neste grupo que revelam caracteres bastante diferentes e que nos fazem acreditar que tudo têm para que num futuro próximo, se revelem excelentes velejadoras, capazes de navegar a bordo de qualquer embarcação.

domingo, 20 de março de 2011

4º Dia de navegação revela conhecimentos e autonomia das jovens velejadoras



As óptimas condições de vento e mar permitiram que no 4º dia de formação as jovens velejadoras que integram na Vela Solidária, pudessem revelar as habilidades e conhecimentos adquiridos desde o início deste projecto.

O vento Sueste que apareceu por volta das 9:45 e cuja intensidade foi aumentado até à hora da preia-mar, exigiu concentração e empenho destas velejadoras. Apesar da pouca experiência e de um certo deslumbre que todas elas ainda demonstram, sempre que navegam, revelaram ser capazes de afinar as velas e navegar com o Melga nas mareações de bolina e popa.

As excelentes condições para a prática da vela levaram-nos a velejar para o mar, permitindo-nos treinar as viragens de bordo sem estarmos preocupados com o espaço ou a necessidade de voltarmos a virar de bordo num curto espaço de tempo, situação que ocorre quando navegamos no anteporto.

O dia de hoje elevou-nos as expectativas relativamente aos objectivos a atingir, bem como ao nível de conhecimentos e habilidades que estas velejadoras terão adquirido em Dezembro próximo, quando finalizar este projecto.

domingo, 13 de março de 2011

Marinharia e Regras de Navegação preenchem um dia de previsões meteorológicas desfavoráveis.



Dadas as péssimas previsões meteorológicas e a forte chuva matinal, optamos por realizar uma aula teórica com 17 das raparigas integradas na Vela Solidária. Foi uma aula onde se treinaram os nós, nomeadamente o “Lais de Guia”, o “Nó de Oito” e a “Volta de Fiel”.
Passamos de seguida a especificar a nomenclatura de uma embarcação à vela e aproveitamos ainda para conhecer as regras básicas de navegação, para que o Melga (embarcação utilizada neste projecto) navegue de forma segura, respeitando a sinalização e as restantes embarcações.
Foi uma aula divertida e em que cada jovem “marinheira” tentou mostrar o que aprendera.
Esperamos que no próximo fim-de-semana possamos navegar e colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos.

domingo, 6 de março de 2011

Mais fortes que o vento e a chuva.


Apesar das duras condições meteorológicas, a Vela Solidária içou as velas e navegou debaixo de alguma chuva e de vento com intensidade média a forte. Estas condições associadas à pouca experiência das nossas velejadoras levou-nos dedicar parte da aula aos conhecimentos de marinharia e outra parte a aprender a rizar as velas e a navegar tendo a preocupação de manter a embarcação à vela sempre equilibrada.
Acabou por se revelar um dia “duro” mas divertido de vela, durante o qual estas jovens velejadores se aperceberam que a prática da vela nem sempre permite “apanhar banhos de sol”.
Dentro de uma semana voltaremos a velejar e esperamos que até lá as condições meteorológicas melhorem.