Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Um dia sem Vento!


Num dia marcado por um calor intenso em que o vento custava a soprar o Melga voltou a sair para o mar comandado pelas nossas jovens velejadoras.
Devido à ausência de vento que se fez notar até ao final do dia de treino, pode dizer-se que não foi certamente o melhor dia para a vela como prática desportiva no entanto, acabou por se tornar bastante agradável pois permitiu alguns banhos de balde para recuperar do calor.
As nossas velejadoras tiveram ainda oportunidade de velejar dentro do anteporto renovando algumas regras básicas de segurança na navegação, e aperceberam-se das exigências que a ausência do vento implica quer na forma como se trabalha a bordo do barco, quer na necessidade de concentração dos elementos a bordo.
Esperamos que na próxima semana o vento se apresente mais forte e que este permita treinos com maior actividade pois estas meninas acham a vela sem vento "uma seca".

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Parceiros da Vela Solidária também Navegam

A Vela Solidária é um projecto de integração no qual todos os seus protagonistas, velajadoras, colaboradores, organizadores e parceiros têm uma actuação pró-activa e uma atitude de amizade.

Neste sentido, no próximo dia 17 de Junho terá lugar uma actividade direccionada para os parceiros da Vela Solidária e que constará de uma formação em embarcações à vela seguida da realização de 3 regatas em frente à Praia da Rocha.

Esta actividade será realizada a bordo das embarcações SM40, utilizadas no Portimão Portugal Match Cup e gentilmente cedidas pela Sun Sailing Team (empresa parceira da Vela Solidária). Os parceiros serão agrupados em grupos de 5 elementos e cada grupo navegará numa embarcação.

A actividade de vela decorrerá entre as 17:00 e as 19:30 à qual se segue um jantar de confraternização com todos os parceiros e entidades que reconhecem a importância social e desportiva da Vela Solidária. 

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Surpresa!! Uma experiência nova.

Após algumas semanas em que os treinos tiveram lugar com alguma intermitência devido ao estado do tempo, conseguimos hoje finalmente voltar ao mar. No entanto tínhamos uma grande surpresa preparada para estas nossas velejadoras.

Com a ajuda do nosso amigo Richard da Algarve Ocean que simpaticamente nos convidou a embarcar a bordo do seu barco "Storm" combinámos ao longo da ultima semana todos os pormenores para um dia em que a aprendizagem fosse feita no seu barco de maiores dimensões e com outro tipo de necessidades.

Infelizmente nem todas tiveram a oportunidade de passar por esta experiência pois apenas um grupo esteve disponível para o treino desta manhã, que por esse motivo teve a duração de 4 horas em vez das habituais 2 horas.

Neste dia embora as condições não fossem as melhores pois o vento apresentou-se fraco as novas velejadoras tiveram oportunidade de mostrar os conhecimentos adquiridos a terceiros,
tendo conseguido impressionar o Richard na velocidade que após conhecerem o barco conseguiam fazer as viragens de bordo, entre outras manobras, é notável e digno de referência a forma como já começam por elas a tentar encontrar a melhor afinação para a mareação em que levam o barco.



No final do treino houve tempo para um mergulho pois os níveis de concentração já eram reduzidos e era tempo de deixar descontrair as nossa meninas. Houve ainda um convite do nosso amigo Richard para repetir a saída numa altura em que o vento sopre com maior intensidade.

Após terminado o treino e as nossas velejadoras se terem despedido de nós pudemos falar sobre o que foi feito durante o mesmo e tirar algumas conclusões. Foi bastante interessante aperceber-mo-nos que a comunicação com o Richard que tinha de ser feita em Inglês e no inicio necessitava da ajuda de tradutor já no final notaram-se bastantes melhorias a este nível pois as meninas já conseguiam fazer-se entender e entendiam o que lhes era dito nesta língua (uma prova de que a vela é muito mais que andar de barco) apercebe-mo-nos também que conseguiremos ter boas velejadoras dentro de duas épocas. Esperamos agora pela semana que vem para saber qual foi a opinião das nossas meninas em relação a este dia diferente.

De volta ao azul!!

Após algumas semanas em que as condições meteorológicas não ajudaram seguidas de outros factores que impossibilitaram a realização dos treinos voltámos agora a sair com o Melga para um dia magnifico de vela.

O ávontade a bordo do Melga por parte destas novas velejadoras faz-se sentir cada vez mais na forma descontraída como realizam as manobras.

Embora ainda sejam notáveis bastantes falhas na nomenclatura de alguns cabos e outras partes constituintes do barco, no entanto estas são duvidas expectáveis dada a complexidade e variedade dos nomes das diversas partes que compõem o Melga, não sendo por esse motivo razão para desacreditar nenhuma destas raparigas que desde o inicio deste projecto têm mostrado aula após aula um interesse cada vez maior.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mau tempo não dá treguas



O mau tempo que se fez sentir no domingo passado não deu tréguas e obrigou à anulação das três saídas previstas para o dia, com três grupos diferentes de jovens velejadoras.

A chuva intensa e a falta de equipamento adequado para a prática da vela foram as principais causas que impossibilitaram mais um dia de treino e de aprendizagem, nesta modalidade que é a vela e cuja complexidade é enorme.

Esperamos que o Sº Pedro entre de férias e que melhores condições meteorológicas permitam cumprirmos com o calendário de treinos e assim, possamos atingir os objectivos a que nos propusemos no início deste projecto.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Novos ensinamentos em ambiente descontraído


Ao contrário do que aconteceu na semana passada, o dia começou sem vento, tendo a primeira parte da aula sido aproveitada para uma pequena instrução de marinharia, em que falámos e revimos alguns dos nós essenciais a bordo desta e de todas as embarcações.
 
O vento finalmente apareceu por volta das 10 horas da manhã do quadrante Oeste, altura em que fomos finalmente para a água tendo este primeiro grupo sido um pouco penalizado com a tardia vinda do vento. O excelente dia que se fez sentir, mostrou-se muito convidativo para passeios de barco o que aumentou bastante o tráfego no anteporto, motivo esse que nos levou a optar por sair da barra e fazer toda a aula em frente à Praia da Rocha.

Aproveitando a fraca intensidade do vento que se fez sentir durante toda a manhã permitiu que novos ensinamentos fossem introduzidos, tendo a manobra de virar em roda sido diversas vezes experimentada.

O espírito de ambos os grupos mostrou-se ao longo de toda a manhã bastante elevado, tendo o segundo grupo animado a aula mostrando os seus dotes de musicalidade através de algumas canções que foram interpretando no decorrer da saída.

Esperamos que o sol e calor comecem a partir de agora a ser uma constante pois permitem-nos saídas mais proveitosas e descontraídas.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ânimo e concentração factores importantes para uma navegação tranquila




Um dia que desde cedo se apresentou com boas condições de vento, e a moral das novas velejadoras muito animada e atenta às necessidades do barco.
No inicio do dia tivemos alguma chuva e frio que poderia ser um factor adverso capaz de desmoralizar as alunas integrantes do projecto, mas estas embora com algum frio estiveram sempre à altura de demonstrar todos os conhecimentos até aqui assimilados.

Navegando sempre em mar aberto aproveitando o vento do quadrante Noroeste que soprou com uma intensidade quase constante entre os 18 e os 20 nós/h, estes grupos começam finalmente a demonstrar uma sensibilidade surpreendente no leme timonando o "Melga" de uma forma exemplar, tentando tirar o máximo rendimento nos rumos que lhes iam sendo pedidos.

Embora continuem a existir muitas distracções típicas da idade e de todo o encanto que este meio lhes proporciona, demonstram que cada vez mais retornam de uma forma rápida à concentração necessária para executar as manobras e tarefas que lhes são exigidas a bordo.

Ao final do 6º dia de navegação mantendo o nível de aprendizagem, e não menosprezando o muito que ainda há para aprender, começamos a acreditar que será possível dentro de pouco fazer uma navegação despreocupada e segura liderada pelos grupos compostos por estas 23 jovens.