Com a ajuda do nosso amigo Richard da Algarve Ocean que simpaticamente nos convidou a embarcar a bordo do seu barco "Storm" combinámos ao longo da ultima semana todos os pormenores para um dia em que a aprendizagem fosse feita no seu barco de maiores dimensões e com outro tipo de necessidades.
Infelizmente nem todas tiveram a oportunidade de passar por esta experiência pois apenas um grupo esteve disponível para o treino desta manhã, que por esse motivo teve a duração de 4 horas em vez das habituais 2 horas.
Neste dia embora as condições não fossem as melhores pois o vento apresentou-se fraco as novas velejadoras tiveram oportunidade de mostrar os conhecimentos adquiridos a terceiros,
tendo conseguido impressionar o Richard na velocidade que após conhecerem o barco conseguiam fazer as viragens de bordo, entre outras manobras, é notável e digno de referência a forma como já começam por elas a tentar encontrar a melhor afinação para a mareação em que levam o barco.
No final do treino houve tempo para um mergulho pois os níveis de concentração já eram reduzidos e era tempo de deixar descontrair as nossa meninas. Houve ainda um convite do nosso amigo Richard para repetir a saída numa altura em que o vento sopre com maior intensidade.
Após terminado o treino e as nossas velejadoras se terem despedido de nós pudemos falar sobre o que foi feito durante o mesmo e tirar algumas conclusões. Foi bastante interessante aperceber-mo-nos que a comunicação com o Richard que tinha de ser feita em Inglês e no inicio necessitava da ajuda de tradutor já no final notaram-se bastantes melhorias a este nível pois as meninas já conseguiam fazer-se entender e entendiam o que lhes era dito nesta língua (uma prova de que a vela é muito mais que andar de barco) apercebe-mo-nos também que conseguiremos ter boas velejadoras dentro de duas épocas. Esperamos agora pela semana que vem para saber qual foi a opinião das nossas meninas em relação a este dia diferente.
1 comentário:
A solideriedade é disponibilidade, vontade de ajudar e colaborar no desenvolvimento e na formação, de todos aqueles que por alguma razão não têm as oportunidades consideradas "normais". Parabéns a todos os que de braços abertos participam na Vela Solidária.
Luís Brito
Enviar um comentário