Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Surpresa!! Uma experiência nova.

Após algumas semanas em que os treinos tiveram lugar com alguma intermitência devido ao estado do tempo, conseguimos hoje finalmente voltar ao mar. No entanto tínhamos uma grande surpresa preparada para estas nossas velejadoras.

Com a ajuda do nosso amigo Richard da Algarve Ocean que simpaticamente nos convidou a embarcar a bordo do seu barco "Storm" combinámos ao longo da ultima semana todos os pormenores para um dia em que a aprendizagem fosse feita no seu barco de maiores dimensões e com outro tipo de necessidades.

Infelizmente nem todas tiveram a oportunidade de passar por esta experiência pois apenas um grupo esteve disponível para o treino desta manhã, que por esse motivo teve a duração de 4 horas em vez das habituais 2 horas.

Neste dia embora as condições não fossem as melhores pois o vento apresentou-se fraco as novas velejadoras tiveram oportunidade de mostrar os conhecimentos adquiridos a terceiros,
tendo conseguido impressionar o Richard na velocidade que após conhecerem o barco conseguiam fazer as viragens de bordo, entre outras manobras, é notável e digno de referência a forma como já começam por elas a tentar encontrar a melhor afinação para a mareação em que levam o barco.



No final do treino houve tempo para um mergulho pois os níveis de concentração já eram reduzidos e era tempo de deixar descontrair as nossa meninas. Houve ainda um convite do nosso amigo Richard para repetir a saída numa altura em que o vento sopre com maior intensidade.

Após terminado o treino e as nossas velejadoras se terem despedido de nós pudemos falar sobre o que foi feito durante o mesmo e tirar algumas conclusões. Foi bastante interessante aperceber-mo-nos que a comunicação com o Richard que tinha de ser feita em Inglês e no inicio necessitava da ajuda de tradutor já no final notaram-se bastantes melhorias a este nível pois as meninas já conseguiam fazer-se entender e entendiam o que lhes era dito nesta língua (uma prova de que a vela é muito mais que andar de barco) apercebe-mo-nos também que conseguiremos ter boas velejadoras dentro de duas épocas. Esperamos agora pela semana que vem para saber qual foi a opinião das nossas meninas em relação a este dia diferente.

1 comentário:

Vela Solidária disse...

A solideriedade é disponibilidade, vontade de ajudar e colaborar no desenvolvimento e na formação, de todos aqueles que por alguma razão não têm as oportunidades consideradas "normais". Parabéns a todos os que de braços abertos participam na Vela Solidária.

Luís Brito