Projecto sicial e desportivo destinado a Crianças, Jovens e Pessoas Portadoras de Deficiência.

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida mais realistas e concretos, sobretudo no caso dos jovens. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia bem como, desempenhar um papel de relevância no que respeita à estimulação cognitiva.

Desenvolvemos actividades regulares em Portimão e Lagos e contamos com cerca de uma centena de beneficiários de diversas instituições.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Mais um dia e mais uma surpresa


Nesta semana cheia de actividade iniciámos o treino com uma nova surpresa a bordo do "Melga". Tivemos a agradável presença do repórter José Garrancho do Jornal Barlavento que intercalou os momentos de boa disposição com seu trabalho através de algumas fotografias que oportunamente foi recolhendo.

Embora o vento se tenha mantido igual a tantos outros dias de treino (pouco ou até mesmo nenhum) começou por permitir sair até ao mar à vela tendo-nos pregado mais uma partida caindo completamente obrigando-nos a regressar a motor para o interior da barra. Até ao final do dia o vento apresentou-se sempre bastante instável não impedindo contudo a realização do treino com os outros grupos.

As nossas velejadoras voltaram devido à fraca intensidade do vento a demonstrar uma impaciência típica da idade mas não deixaram de demonstrar na presença do José Garrancho que já controlam com alguma eficácia as manobras a bordo do "Melga".

Para a semana novas surpresas estão já a ser preparadas para proporcionar a estas velejadoras experiências no "Melga" que certamente abrirão o leque dos seus objectivos e quem sabe darão uma nova dinâmica à forma como as mesmas encaram e assimilam a vela e os conhecimentos adquiridos a bordo desta ou de outra embarcação.

sábado, 18 de junho de 2011

Parceiros da Vela Solidária a Navegar


Nada melhor para dar a conhecer em profundidade o projecto da Vela Solidária e justificar o reconhecimento, os apoios e os patrocínios que os nossos parceiros nos dão, do que proporcionar-lhe momentos únicos a velejar.
Foi com base neste pressuposto que no passado dia 17 de Junho a Vela Solidária colocou cerca de 20 pessoas a velejar em embarcações do tipo SM40 (embarcações utilizadas pelos melhores match racers do mundo na Portimão Portugal Match Cup - prova do campeonato do mundo).
A quase totalidade dos parceiros da Vela Solidária participou nesta iniciativa e caracterizaram-na como "ESPECTACULAR". Durante duas horas, 3 embarcações velejaram no rio Arade desde a barra de Portimão até à Zona Ribeirinha numa série de desafios onde a competitividade e o divertimento foram uma constante.
A esta iniciativa juntaram-se os elementos da Seth Sailing Team (melhor equipa portuguesa classificada no ranking mundial de match racing - 14º) o que veio trazer ainda mais emoção às regatas que se realizaram.
Para finalizarmos esta iniciativa a melhor forma, seguiu-se um jantar convívio no qual a boa comida e a boa disposição contribuíram para o sucesso desta primeira iniciativa com os parceiros e amigos da Vela Solidária.
Após o verão iremos realizar mais actividades que integram de forma activa todos aqueles que apoiam e acreditam neste projecto.
Obrigado a todos os que estiveram presente e a todos aqueles que nos apoiam.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Um dia sem Vento!


Num dia marcado por um calor intenso em que o vento custava a soprar o Melga voltou a sair para o mar comandado pelas nossas jovens velejadoras.
Devido à ausência de vento que se fez notar até ao final do dia de treino, pode dizer-se que não foi certamente o melhor dia para a vela como prática desportiva no entanto, acabou por se tornar bastante agradável pois permitiu alguns banhos de balde para recuperar do calor.
As nossas velejadoras tiveram ainda oportunidade de velejar dentro do anteporto renovando algumas regras básicas de segurança na navegação, e aperceberam-se das exigências que a ausência do vento implica quer na forma como se trabalha a bordo do barco, quer na necessidade de concentração dos elementos a bordo.
Esperamos que na próxima semana o vento se apresente mais forte e que este permita treinos com maior actividade pois estas meninas acham a vela sem vento "uma seca".

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Parceiros da Vela Solidária também Navegam

A Vela Solidária é um projecto de integração no qual todos os seus protagonistas, velajadoras, colaboradores, organizadores e parceiros têm uma actuação pró-activa e uma atitude de amizade.

Neste sentido, no próximo dia 17 de Junho terá lugar uma actividade direccionada para os parceiros da Vela Solidária e que constará de uma formação em embarcações à vela seguida da realização de 3 regatas em frente à Praia da Rocha.

Esta actividade será realizada a bordo das embarcações SM40, utilizadas no Portimão Portugal Match Cup e gentilmente cedidas pela Sun Sailing Team (empresa parceira da Vela Solidária). Os parceiros serão agrupados em grupos de 5 elementos e cada grupo navegará numa embarcação.

A actividade de vela decorrerá entre as 17:00 e as 19:30 à qual se segue um jantar de confraternização com todos os parceiros e entidades que reconhecem a importância social e desportiva da Vela Solidária. 

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Surpresa!! Uma experiência nova.

Após algumas semanas em que os treinos tiveram lugar com alguma intermitência devido ao estado do tempo, conseguimos hoje finalmente voltar ao mar. No entanto tínhamos uma grande surpresa preparada para estas nossas velejadoras.

Com a ajuda do nosso amigo Richard da Algarve Ocean que simpaticamente nos convidou a embarcar a bordo do seu barco "Storm" combinámos ao longo da ultima semana todos os pormenores para um dia em que a aprendizagem fosse feita no seu barco de maiores dimensões e com outro tipo de necessidades.

Infelizmente nem todas tiveram a oportunidade de passar por esta experiência pois apenas um grupo esteve disponível para o treino desta manhã, que por esse motivo teve a duração de 4 horas em vez das habituais 2 horas.

Neste dia embora as condições não fossem as melhores pois o vento apresentou-se fraco as novas velejadoras tiveram oportunidade de mostrar os conhecimentos adquiridos a terceiros,
tendo conseguido impressionar o Richard na velocidade que após conhecerem o barco conseguiam fazer as viragens de bordo, entre outras manobras, é notável e digno de referência a forma como já começam por elas a tentar encontrar a melhor afinação para a mareação em que levam o barco.



No final do treino houve tempo para um mergulho pois os níveis de concentração já eram reduzidos e era tempo de deixar descontrair as nossa meninas. Houve ainda um convite do nosso amigo Richard para repetir a saída numa altura em que o vento sopre com maior intensidade.

Após terminado o treino e as nossas velejadoras se terem despedido de nós pudemos falar sobre o que foi feito durante o mesmo e tirar algumas conclusões. Foi bastante interessante aperceber-mo-nos que a comunicação com o Richard que tinha de ser feita em Inglês e no inicio necessitava da ajuda de tradutor já no final notaram-se bastantes melhorias a este nível pois as meninas já conseguiam fazer-se entender e entendiam o que lhes era dito nesta língua (uma prova de que a vela é muito mais que andar de barco) apercebe-mo-nos também que conseguiremos ter boas velejadoras dentro de duas épocas. Esperamos agora pela semana que vem para saber qual foi a opinião das nossas meninas em relação a este dia diferente.

De volta ao azul!!

Após algumas semanas em que as condições meteorológicas não ajudaram seguidas de outros factores que impossibilitaram a realização dos treinos voltámos agora a sair com o Melga para um dia magnifico de vela.

O ávontade a bordo do Melga por parte destas novas velejadoras faz-se sentir cada vez mais na forma descontraída como realizam as manobras.

Embora ainda sejam notáveis bastantes falhas na nomenclatura de alguns cabos e outras partes constituintes do barco, no entanto estas são duvidas expectáveis dada a complexidade e variedade dos nomes das diversas partes que compõem o Melga, não sendo por esse motivo razão para desacreditar nenhuma destas raparigas que desde o inicio deste projecto têm mostrado aula após aula um interesse cada vez maior.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mau tempo não dá treguas



O mau tempo que se fez sentir no domingo passado não deu tréguas e obrigou à anulação das três saídas previstas para o dia, com três grupos diferentes de jovens velejadoras.

A chuva intensa e a falta de equipamento adequado para a prática da vela foram as principais causas que impossibilitaram mais um dia de treino e de aprendizagem, nesta modalidade que é a vela e cuja complexidade é enorme.

Esperamos que o Sº Pedro entre de férias e que melhores condições meteorológicas permitam cumprirmos com o calendário de treinos e assim, possamos atingir os objectivos a que nos propusemos no início deste projecto.